Terça-feira, 22 de maio de 2018

16/05/2018 - 15h45 / Atualizada 16/05/2018 - 17h13

UEPG aprova propostas ao Pibid e Residência Pedagógica

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou as propostas submetidas aos editais de dois programas de fomento à formação de professores da educação básica lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta quarta-feira (16) foram anunciadas aas 281 instituições de ensino superior que tiveram a documentação habilitada na etapa preliminar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); as 241 habilitadas no novo Programa de Residência Pedagógica. Ambos, ofertam 90 mil bolsas para os cursos de licenciatura das IES.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UEPG, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, preliminarmente, a UEPG teve 192 bolsas aprovadas no Pibid; e 96 no Programa de Residência Pedagógica. A proposta institucional submetida ao edital nesta fase preliminar foi elaborada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). “Esta foi a primeira etapa que habilita as universidades às bolsas ofertadas”, comenta, observando que agora as instituições devem apresentar os projetos específicos de cada área. “A aprovação de ambos das nossas propostas nos dois programas representa a ampliação das instâncias formativas nos cursos de licenciatura envolvidos”, diz.

No âmbito institucional, o Pibid terá como coordenadora a professora Graciete Tozetto Góes; enquanto a Residência Pedagógica terá a coordenação da professora Marcela Teixeira Godoy. De acordo com o edital de ambos os programas, os projetos institucionais devem ser enviados para análise da Capes até o final início de julho, com a divulgação, no final de julho, do resultado consolidado, contendo a quantidade definitiva de cotas de bolsa aprovadas para cada projeto. O início das atividades está previsto para a partir de 1º de agosto.

Miguel Archanjo afirma que o Pibid se caracteriza como mais um espaço formativo para os acadêmicos das licenciaturas da UEPG.  Por meio do programa realiza-se a aproximação dos acadêmicos com o cotidiano escolar desde o início do curso de graduação favorecendo a relação teoria e prática. Permite, ainda, ao acadêmico, pela supervisão de docente mais experiente desenvolver conhecimentos e habilidades necessários ao bom desempenho de sua futura profissão. O Pibid na UEPG foi proposto por nove licenciaturas (Artes visuais, Música, Educação Física,  Geografia, Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e Física) e o grupo é composto por docentes experientes na área de formação de professores.

Já o Programa de Residência Pedagógica, segundo o pró-reitor, configura-se como uma iniciativa nova em termos de edital e embora tenha sua peculiaridade, traz a experiência de docentes e alunos que já trabalharam no PIBID, incorporando também novos integrantes. Serão oito cursos de licenciatura envolvidos. O grupo é constituído essencialmente por docentes comprometidos com o estágio curricular supervisionado que possuem produção científica, formação na área e principalmente, familiarizados com as escolas da Educação Básica. O projeto vai envolver as licenciaturas em Portugues Inglês e Espanhol; Química, Física e Biologia, Educacao Física e Geografia.

Veja AQUI os resultados preliminares dos editais do Pibid e Residência Pedagógica