Terça-feira, 22 de maio de 2018

16/05/2018 - 16h16 / Atualizada 16/05/2018 - 16h52

LET promove evento sobre literatura na universidade

A Literatura na Universidade do Século XXI tem espaço na programação de eventos do Programa de Extensão Laboratório de Estudos do Texto (LET) da UEPG

por Marilia Woiciechowski

A programação de eventos do Programa de Extensão Laboratório de Estudos do Texto (LET) da UEPG promove na sexta-feira (18) e no sábado (19 de maio) o tema A Literatura na Universidade do Século XXI. Para esta edição, a proposta é problematizar o espaço da literatura e da crítica literária na universidade do Século XXI. O evento inicia com a presença do paranaense nascido em Maringá, Ademir Demarchi, que vai falar sobre sua atuação como crítico literário e escritor, na sexta-feira, às 17h, no Pequeno Auditório UEPG Central (Bloco do Direito), no Campus Central (Praça Santos Andrade, 1). A promoção tem a participação do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PGel).

Na palestra, Demarchi também vai responder questionamentos, a exemplo de: Que literaturas podemos discutir, e estamos discutindo em nossa graduação, pós-graduação, e formação continuada de professores? - e Como a crítica literária se coloca nestes contextos? O palestrante escreve semanalmente, há mais de sete anos, coluna no jornal impresso O Diário do Norte do Paraná (Maringá), e desde 2014, nos jornais impresso RelevO (Curitiba) e o Duque (Maringá). Entre suas publicações, estão 101 Poetas – Antologia de experiências de escritas poéticas no Paraná do século XIX ao XX (2 volumes, 2014) e o livro com crônicas publicadas em jornal Siri na lata (2015).

Para as 18h45, o primeiro dia do evento também destaca a palestra, no Pequeno Auditório, com a participação de Diana Araújo Pereira e Ademir Demarchi para tratar do movimento cartoneras e do trabalho e das experiências de ambos como escritores. Diana Pereira é professora de Literatura Latino-Americana da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutora em Literaturas Hispânicas (UFRJ), com período de Doutorado Sanduíche (Capes) na Universidad de Sevilla (2007), está como professora no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA).

É tradutora e poeta e lider do grupo de pesquisa Construções socioculturais da Tríplice Fronteira. Traz em seu perfil a publicação dos poemários Horizontes Partidos (NY: Artepoética Press, 2016) e La piel de los caminos y otros poemas (Bogotá: Biblioteca Libanense de Cultura, 2017). No sábado, Diana Pereira ministra a oficina de cartoneras (expressão derivada da palavra em espanhol para papelão, cartón), na Sala B214, no Campus Central.

A promoção conta com o apoio da Fundação Araucária, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa de Extensão Universitária (ProExt)/Ministério da Educação, e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

Para se inscrever no evento do LET, acessar o endereço: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYZkpMWJLB0jO9Mi97KgNLmBKiTEwWyTIdoGK9zbCaqkbpvQ/viewform?c=0&w=1.