Sexta-feira, 22 de junho de 2018

08/06/2018 - 17h17 / Atualizada 08/06/2018 - 17h46

16º Conex apresenta produção extensionista da UEPG

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza a 16ª edição do Conex – Encontro Conversando sobre Extensão”. A programação se desenvolve até este sábado (9), com o objetivo de estabelecer um canal permanente de divulgação e discussão das ações extensionistas da comunidade acadêmica da instituição.

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira (7), no Grande Auditório do Campus Central. A abertura foi marcada pela apresentação do Grupo Trupé, resultado do Projeto de Extensão "Percussão e Ritmos Brasileiros", com duas apresentações musicais. Na primeira, o grupo executou um samba com leitura rítmica; e na segunda, um maracatu e outras manifestações.

Na abertura oficial, a coordenadora do Conex, professora Liza Holzmann (diretora de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais), fez um balanço das 16 edições do evento. Lembrou que, na primeira edição, realizada em 2003, o Conex recebeu a inscrição de 57 trabalhos. O recorde ocorreu na 11ª edição, com 405 apresentações. Neste ano, são 290 trabalhos inscritos, entre apresentações orais e de produtos, evolvendo 365 apresentadores (alunos, coordenadores e supervisores).

“Em 16 edições, somamos 3.544 trabalhos apresentados”, diz a coordenadora do Conex, comentando que tal número representa a significativa produção extensionista da instituição. Ela frisa que o evento foi criado com o objetivo de estabelecer um canal permanente e divulgação das ações extensionistas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UEPG. Na programação do encontro, ela destaca o importante momento de ‘Relato de Experiências’, que nesta edição, conta com a participação de oito usuários de projetos e programas extensionistas da UEPG, trazendo suas vivências no âmbito dessas ações.

"A extensão é uma interação da universidade com a sociedade e atua na promoção da qualidade de vida da coletividade em prol do resgate dos valores da cidadania da sociedade ", diz a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira (presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão – ForProex). Para ela, a troca de experiências proporcionada pela extensão possibilita a formação de um profissional cada vez mais próximo da sociedade.

Para a vice-reitora, Gisele Alves de Sá Quimelli, que esteve na coordenação de sete edições do Conex, durante sua passagem pela Proex (como diretora de Extensão Universitária e pró-reitora), ressalta a importância da extensão universitária e a influência dela na sociedade e nos próprios extensionistas. "A extensão não é só um espaço de intervenção; é um espaço em que a gente pode identificar quais são as demandas da sociedade e fazer com que isso seja um espaço de formação mais crítico para os acadêmicos", diz.

"Trazer essa discussão por meio de um evento acadêmico é importante para que a própria comunidade acadêmica se sinta mais próxima da prática da extensão e com isso possa ser tocada pelo fazer extensionista", comenta o professor doutor, Daniel Pansarelli pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (UFABC), convidado para a palestra de abertura do evento, sobre o tema “As políticas de extensão universitária no contexto brasileiro atual”.

Daniel fez um uma recuperação da história da educação no Brasil e em especial da história da educação superior, demonstrando como, ao longo de quatro séculos, o acesso às universidades foi elitista e elitizado. Disse que a educação no Brasil foi desde sempre concebida por poucos como um direito para poucos. "Isso fortifica ainda mais a necessidade da extensão universitária nos dias de hoje, um momento em que a partir do século XX começa a acontecer uma democratização do acesso e da permanência na educação superior e a diversidade de ideias", diz.

Relatos de Experiências

Seguindo a programação, nesta sexta-feira (8), realizou-se o “Momento de Relatos de Experiências”, no Grande Auditório do Campus Central. Foram oito apresentações de projetos e realizações extensionistas em diversas áreas e pesquisas. No final houve uma interação com outros extensionistas e professores, onde foi possível explorar a fundo as atividades e experiências de cada um. A atividade ainda abriu espaço para apontamentos e levantamento de questões e curiosidades específicas de cada projeto.

A diretora de Extensão, Liza Holzmann, destaca o espaço para reflexão sobre as práticas extensionistas desenvolvidas na instituição como um momento interdisciplinar que agrega um movimento de comunicação vindo da comunidade. "Esse momento dos relatos das experiências é bastante importante, onde a população vem e conta os benefícios dos projetos de extensão e como estes tem surtidos efeitos em suas vidas. E é um momento também, onde acadêmicos e professores podem compartilhar experiências e muitas vezes até fazer parcerias de projetos".

Na parte da tarde seguiram-se as apresentações dos trabalhos até as 17h. A participação de alunos e coordenadores e supervisores será retomada na manhã deste sábado (9), com a entrega de materiais a partir das 8h30; seguindo-se as apresentações até as 12h.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.uepg.br/conex. Também acompanhe o evento no Facebook