Sexta-feira, 22 de junho de 2018

13/06/2018 - 13h55

Documentário sobre Maio de 68 será exibido nesta quinta-feira

Na segunda-feira, Ciclo Comemorativo 50 Anos de Maio de 68 discutiu a participação de intelectuais no movimento (Crédito: Edilene Santos)

Como parte da programação do Ciclo Comemorativo 50 Anos de Maio de 68, será apresentado nesta quinta-feira (14) o documentário francês ‘1968’, no Auditório da Faculdade Sant’Ana, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Dirigido por Patrick Rotman e com 95 minutos de duração, o documentário foi lançado em 2008 e aborda o ano de 1968 em uma perspectiva internacional, que articula os movimentos ocorridos em Paris à onda de protestos que repercutiu nas Américas. De acordo com a coordenadora do projeto Cultura Plural, Karina Janz Woitowicz, o filme apresenta personagens emblemáticos de diferentes países que contribuem para caracterizar o clima de contestação e de mudanças provocado pelas mobilizações de 1968. Após a apresentação, o documentário será debatido entre os participantes do evento.

Diálogos

Já na noite de segunda-feira (11), o Ciclo Comemorativo discutiu a participação de intelectuais no Maio de 68, através do evento ‘Diálogos em Jornalismo, Literatura e História: relações entre intelectuais franceses e o Maio de 68’. Os professores Jhony Adelio Skeika, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Daniel de Oliveira Gomes, do mesmo programa; e Carlos Morais, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, apresentaram os principais nomes de intelectuais envolvidos no movimento, como Gilles Deleuze, Felix Guatarri, Maurice Blanchot, Michel Foucault e Jean-Paul Sartre.

Primeiro a falar, Jhony destacou que Deleuze e Guatarri foram “filósofos engajados” e que o primeiro declarou publicamente apoio aos estudantes. Daniel, por sua vez, destacou que os movimentos atuais trazem alguma lembrança do Maio de 68 e que aquele movimento fez com que se descobrisse o “poder jovem”. O professor chegou a comparar o Maio de 68 com o ‘29 de Abril’. Carlos encerrou as apresentações falando sobre Sartre, que segundo ele foi o “precursor de movimento político com diferentes implicações”. O evento aconteceu no campus central da UEPG e reuniu professores e estudantes.

Próximos eventos

O Ciclo Comemorativo 50 Anos de Maio de 68 tem uma extensa agenda até o fim do mês. Para a próxima semana estão programados lançamento de exposição fotográfica e painéis, que acontecem em diferentes espaços de Ponta Grossa. O Ciclo é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, de Jornalismo e de Educação da UEPG; da Agência de Jornalismo da UEPG e da Faculdade Sant’Ana, e conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e de História da UEPG e do Projeto Cultura Plural.