Sábado, 21 de julho de 2018

27/06/2018 - 09h41 / Atualizada 04/07/2018 - 17h50

Lama/UEPG oferta especialização em agricultura sustentável

O Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama), abre inscrições para o curso de especialização em Desenvolvimento Agrícola Sustentável. Os interessados poderão se inscrever até 13 de julho, pelo endereço https://sistemas.uepg.br/producao/pro-reitorias/propesp/posgraduacao/latosensu/, com taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (depósito na Caixa Econômica, agência 3186, conta 91-0, operação 03).

O curso tem o objetivo de discutir o desenvolvimento agrícola sustentável. Conforme o projeto do curso, com base na produtividade, o desenvolvimento agrícola verificado nos últimos anos mercê passar por revisão. A partir da incorporação de novos conceitos, um novo desenvolvimento agrícola, agora ‘sustentável’, deve considerar além da viabilidade econômica, também o ambientalmente correto e o socialmente justo.

Com essas premissas, o Lama desenvolve pesquisas e ações de assistência técnica e extensão rural, visando o desenvolvimento agrícola sustentável, que serão apresentadas e discutidas no curso em oferta.  São exemplos dessas ações, o planejamento integrando adequação ambiental e exploração agrícola; e manejos agrícolas diferenciados, mitigando o uso de recursos externos e impacto ambiental, além de considerar a energia como variável do processo; e a busca de mercados e formas diferenciadas de comercialização.

DOCUMENTOS.

Para a inscrição, os interessados deverão apesentar fotocópias do diploma ou certidão de conclusão de curso superior, do histórico escolar e da carteira de identidade. Precisa ainda apresentar o currículo vitae/Lattes, comprovante do pagamento da taxa de inscrição; requerimento de inscrição (disponível na secretaria da Propes). Os documentos devem ser entregues no Laboratório de Mecanização Agrícola - Lama/UEPG, Bloco F – Sala 4, Campus Uvaranas, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

O processo de seleção de desenvolverá de 16 a 20 de julho, mediante a análise do currículo vitae/Lattes. Em 20 de julho será divulgada a relação de candidatos selecionados, que deverão matricular-se de 23 a 31 de julho, no sistema de inscrição da Propesp (https://sistemas.uepg.br/producao/pro-reitorias/propesp/posgraduacao/latosensu/).

CONFIRA O EDITAL AQUI