Domingo, 18 de novembro de 2018

06/07/2018 - 09h50 / Atualizada 06/07/2018 - 11h42

Docentes da UEPG voltam a escolher representantes aos Conselhos

por Carlos Alberto Mayer

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG), convoca para o dia 21 de agosto de 2018, das 10h às 20h, a eleição para escolha de representantes Docentes junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho de Administração (CA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa e, conseqüentemente, ao Conselho Universitário, para um mandato de dois anos. Realizado através de votação direta, em processo eletrônico, o pleito será coordenado, fiscalizado e executado pelos integrantes da Comissão Eleitoral.

Os interessados em se candidatar terão o período de 16 a 25 de julho do corrente ano, para se inscrever. As inscrições deverão ser endereçadas à presidência da Comissão Eleitoral, das 08h30 às 11h e das 13h30 às 17h30, através do Protocolo Geral, localizado no Centro de Convivência do Campus Universitário em Uvaranas. As participações deverão ser feitas por meio de chapa, na qual os candidatos deverão explicitar qual será o candidato a titular e o respectivo suplente.

Segundo o edital, a divulgação das candidaturas não poderá ser feita com os nomes em posições invertidas, procedimento que leva o risco de confundir o eleitor em relação à titularidade e suplência, na hora de depositar o voto. As transgressões, ao que preconiza o edital, serão passíveis de sanções conforme rezam os regulamentos. Neste pleito para o CEPE estará disponível uma vaga de representante a cada um dos setores de conhecimento da UEPG.

Haverá substituições dos mandatos de conselheiros dos setores de Ciências Exatas e Naturais, de Ciências Agrárias e de Tecnologia, de Ciências Biológicas e da Saúde, de Ciências Sociais Aplicadas, de Ciências Humanas, Letras e Artes, e de Ciências Jurídicas. Serão instaladas três mesas receptoras de votos, a saber: a 1ª estará na sala 10, do auditório de Engenharia Civil, Bloco “E”, Campus Universitário em Uvaranas; a 2ª estará na sala 4 de reuniões do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Bloco “E”, Campus Universitário de Uvaranas e, a 3ª ficará na sala A-111, do bloco “A”, do Campus Universitário Central, na Praça Santos Andrade No 1.

De acordo com o Edital 01/2018, o exercício do voto nas eleições realizadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com a finalidade de eleger representantes junto aos Conselhos Superiores, constitui obrigação funcional por parte dos agentes universitários efetivos, bem como aqueles que possuem contrato temporário, os sob amparo de decisão judicial e os nomeados para cargo em comissão, não integrantes de carreira. Se, por motivos justificáveis o servidor docente não comparecer para votar, terá que justificar a ausência através de requerimento específico, dirigido à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH).

Se algum professor não votar e não justificar a ausência junto à PRORH, estará sujeito às penalidades previstas no Estatuto, no Regimento Geral e nos Regulamentos Institucionais da UEPG. Porém, o voto é facultativo no caso do docente estar afastado por tempo integral para programas de pós-graduação fora da cidade; em licenças sem vencimentos, especial, sabática, para tratamento de saúde e de maternidade; os nomeados ou os que estiverem à disposição de órgãos públicos nas esferas federal, estadual ou municipal, em tempo integral; em cumprimento de mandato eletivo junto aos poderes legislativo ou executivo, docentes visitantes, seniores e voluntários.

Estarão impedidos de votar os servidores de outras instituições públicas ou privadas colocados à disposição da Universidade, bem como aqueles que estiverem presos por decisão judicial. O resultado do pleito será apurado pela Comissão Eleitoral na sala de reuniões dos Conselhos Superiores, bloco da Reitoria, no Campus Universitário em Uvaranas, no dia 21 de agosto, à partir das 20h30. Demais informações poderão ser conferidas no Edital nº 01/2018, disponível no portal.uepg.br.