Domingo, 24 de março de 2019

« voltar

26/08/2011 - 11h43 / Atualizada 26/08/2011 - 16h32



Especialista da FAO profere palestra na UEPG


O doutor Theodor Friedrich da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) é especialista em agricultura de conservação


por Marilia Woiciechowski

 

Theodor Friedrich profere palestra sobre “A contribuição da agricultura de conservação para a produção mundial de alimentos” (La contribución de la agricultura de conservación a la producción mundial de alimentos), na segunda-feira (29), às 9h, no Auditório do PDE (Plano de Desenvolvimento Educacional), no Campus de Uvaranas da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Presidente do Crop System Intensification and Conservation Agriculture, área de sistema de produção e agricultura conservacionista da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO (Food and Agriculture Organization in the United Nations), com sede em Roma, Itália, Friedrich desenvolve o tema na UEPG, atendendo a convite do curso de Agronomia da instituição.

Como relata o professor doutor João Carlos de Moraes Sá, do Departamento de Ciências do Solo e Engenharia Agrícola da UEPG, o convite ocorreu durante a programação do 11º Encontro de Plantio Direto no Cerrado - Agricultura de Baixa Emissão de Carbono: Brasil Propondo Soluções - e do 2º Simpósio Internacional de Plantio Direto e Meio Ambiente – Serviços Ambientais de Plantio Direto realizado no Centro de Convenções (Center Convention), em Uberlândia (MG), nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2011. Na promoção da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC), o professor Theodor Friedrich participou da mesa redonda “Potencial de mercado de créditos de carbono em SPD”, no segundo dia do evento (24).

Convênio e Experiência

O setor coordenado por Friedrich mantém convênio com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG para publicação de livro sobre a dinâmica da matéria orgânica em sistemas de produção no Brasil, segundo João Carlos. A experiência internacional de Theodor Friedrich se traduz na sua presença em mais de 50 países sempre na busca da troca de informações sobre a agricultura conservacionista, conceito que tem atenção em três princípios – perturbação mínima do solo, cobertura permanente do solo e rotação de culturas, destacando os objetivos de uma agricultura econômica e ambiental.

Especialista em agricultura de conservação, Theodor Friedrich registra mais de 25 anos de experiência prática na área. Desde 1982, desenvolve trabalhos em agricultura e desenvolvimento para diferentes organizações das Américas, África, Ásia, Europa e Itália. Na sua trajetória de trabalho, atende, especialmente, a áreas da engenharia agrícola e mecanização, agricultura de conservação, tecnologias de aplicação de pesquisas e manejo integrado de pragas. Doutor em Engenharia Agrícola (1988) pela Göttingen University (Alemanha), também é especialista no trabalho com agricultura, engenharia agrícola e cooperação técnica com países em desenvolvimento.

 

 

 


 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG