UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

« voltar

09/08/2018 - 13h26 / Atualizada 09/08/2018 - 15h42



Prêmio de Extensão Universitária tem votação aberta


Com encerramento em 22 de agosto, a votação é para a escolha do vencedor do Prêmio de Extensão Universitária 2018, que é composto do Prêmio Personalidade Extensionista, Prêmio Extensionista e Prêmio Jovem Extensionista


por Marilia Woiciechowski

A votação para escolha do vencedor ao Prêmio de Extensão Universitária 2018 permanece aberta até 22 de agosto em (https://goo.gl/rD9rRb). O Prêmio visa valorizar atividades que têm consolidado o conceito de extensão universitária, que orienta as ações de extensão e cultura da UEPG. Trata-se de premiação composta do “Prêmio Personalidade Extensionista”, do “Prêmio Extensionista 2018” e do “Prêmio Jovem Extensionista 2018”. A edição deste ano do Prêmio Personalidade Extensionista é uma homenagem ao professor Fausi Azis Chagury. A solenidade de premiação será, em 23 de agosto, às 20h, no Auditório da Proex (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129, centro), durante a programação do Encontro Anual de Extensão (EAEX).

O Prêmio Personalidade Extensionista volta-se para a valorização e o reconhecimento institucional de professores e agentes universitários da UEPG, que atuaram em ações extensionistas durante sua vida profissional na execução de ações de extensão nas diversas localidades atendidas pela instituição. A personalidade extensionista recebe homenagem com a entrega de um diploma de honra ao mérito extensionista em reconhecimento aos serviços prestados, e ainda um troféu com o seu nome. O troféu com a denominação da Personalidade Extensionista Fausi Azis Chagury também será entregue aos vencedores do “Prêmio Extensionista 2018” e do “Prêmio Jovem Extensionista 2018”.

Atividades do Homenageado

Fausi Azis Chagury iniciou na extensão universitária, em 1976, no Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac), com o desenvolvimento de projetos voltados a atividades esportivas. Ao longo dos 42 anos de atividades na UEPG nunca deixou de coordenar projetos e cursos de extensão universitária. Os projetos de extensão sobre atividades física e recreacionistas foram desenvolvidos em Imbituva, Porto Amazonas, Tibagi, Castro, Itaiacoca, Carambei, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Pirai do Sul, e Ponta Grossa.

Trata-se dos projetos - Universidade Aberta Saúde Esporte Ação, Nadando e Jogando, Aprendendo a Nadar, Nosso Campinho, Copa do Mundo e Brasileirinho de Futebol Infantil, e Esporte nos Bairros de Ponta Grossa. O professor coordenou dez edições do Simpósio de Educação Física e Esportes do Sul do Brasil; esteve na coordenação do 1º e 2º Congresso Sul Americano de Atividades Físicas, e do Curso de Especialização de Natação. Também coordenou projetos como Estagiários Aprendizes da APAE na UEPG; Ginástica Laboral na Receita Federal de Ponta Grossa; Equoterapia; e Avaliação e Correção Postural nos Alunos da Rede Pública de Ponta Grossa.

A presença do professor na extensão universitária ocorreu na criação e lançamento da Revista Conexão – UEPG; do Prêmio de Extensão Universitária; e do Conex – Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG. Nessas ações, sempre destacou o apoio fundamental e a dedicação da equipe da Proex. Na UEPG, atua como professor de Educação Física desde 1976. Ainda teve passagens na instituição como coordenador do Campus Universitário de Telêmaco Borba; chefe do Departamento de Educação Física, coordenador de Captação de Recursos; e diretor da Divisão de Extensão Universitária da Proex. Na trajetória profissional em Ponta Grossa, também, foi professor de Educação Física dos Colégios Agrícola, Jesus Divino Operário e General Osório Sampaio; e Secretário Municipal de Esportes e Recreação.

Prêmio Extensionista

Para dar visibilidade às ações de extensão e cultura desenvolvidas pro professores e agentes universitários através de programas e projetos em execução na UEPG, o Prêmio Extensionista 2018 têm seis nomes indicados. São eles: Antônio José Camargo (Departamento de Física) – “Física: da Universidade à Comunidade”; Carla Irene Roggenkamp (Departamento de Artes) – “Coral da UEPG – Coro em Cores”; Fabiana Postiglione Mansani (Departamento de Medicina) – “Liga Acadêmica da Autoimunidade”; Eliane Fatima Rauski (Departamento de Administração) - "Um Espaço de Aproximação com a comunidade através da Aprendizagem Virtual: a Experiência da UEPG nos cursos formato MOOC”; Maria Luiza Fernandes Bertholino dos Santos (Nutead) - "Tutoria na Prática e Tutoria na EAD; e Sinvaldo Baglie (Departamento de Ciências Farmacêuticas) - "Assistência Farmacêutica e Médica no CRUTAC - Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária”.

A votação que escolherá o vencedor (por setor de conhecimento e os vencedores institucionais) é aberta a comunidade interna e externa. Os indicados mais votados, para cada um dos setores de conhecimento ou órgãos da UEPG, terão a publicação de um capítulo de livro, no formato ebook, com o relato das suas atividades extensionistas em obra organizada pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais). Os Três mais votados, independente do setor de conhecimento, ou órgão da UEPG, receberão o “Prêmio Extensionista 2018” - troféu com a denominação da personalidade extensionista; e diploma de honra ao mérito extensionista.

Prêmio Jovem Extensionista

O Prêmio Jovem Extensionista 2018 tem como objetivo dar visibilidade às ações de extensão e cultura que contam com a participação de acadêmicos por meio de programas e projetos em execução atualmente na UEPG. Os indicados são: Aline da Silva Souza (Engenharia da Computação) - "Museu da Computação da UEPG"; Angelo Eduardo Rocha (Jornalismo) - "Cultura Plural, Fototec e Programa Agência de Jornalismo"; Enrique Chipicoski Gabrick (Bacharelado em Física) - "Física: da Universidade à Comunidade"; Fernanda Bassani (Licenciatura em História UAB) - "Combatendo o Plágio na EAD"; Luiz Cristiano Machado (Administração) - "Operação Rondon Paraná e Programa de Extensão Patronato". Para cada um dos setores de conhecimento, os indicados mais votados receberão certificados. Do conjunto de extensionistas indicados, os três mais votados, independente do setor de conhecimento, receberão o “Prêmio Jovem Extensionista 2018 que se refere a diploma de honra ao mérito extensionista.


 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG