UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

09/08/2018 - 18h30 / Atualizada 17/08/2018 - 09h24

Inscrições para Vestibular Indígena encerram em 31 de agosto

Até o dia 31 de agosto encontram-se abertas as inscrições para o XVIII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Com organização da Comissão Permanente de Seleção (CPS) da UEPG, juntamente com a Comissão Universidade para os Índios (CUIA), as provas vestibulares da edição 2018 serão realizadas no Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira/Centro de Capacitação, em Faxinal do Céu, município de Pinhão (PR). A realização do vestibular indígena envolve as universidades públicas do Paraná, em conjunto com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), que oportunizam o acesso dos indígenas em seus cursos de graduação.

O processo de inscrição (gratuita) ocorre por meio de formulário eletrônico (http://cps.uepg.br/vestibularindigena). Para os passos exigidos para a inscrição, os interessados devem consultar o Manual do Candidato disponível em (http://cps.uepg.br/inicio/index.php/externos/xviii-vestibular-indigena). Para o vestibular, são reservadas seis vagas em cada uma das universidades públicas estaduais do Paraná para comunidades indígenas do estado; e dez vagas dos cursos ofertados pela UFPR, para indígenas de todo território brasileiro. Trata-se de vagas suplementares, ou seja, não serão retiradas daquelas regulares oferecidas nas instituições envolvidas.

Documentação e Provas

A documentação exigida dos candidatos que optarem pelas universidades públicas refere-se a ficha de inscrição (preenchida e assinada); fotocópias do RG (Documento de Identidade), frente e verso; e do CPF (Cadastro de Pessoa Física); autodeclaração assinada pelo candidato e carta de recomendação assinada pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato, em que conste a sua etnia indígena; e questionário socioeducacional (preenchido). Para a opção pela UFPR, os documentos são ficha de inscrição (preenchida e assinada); fotocópias do RG e CPF; autdeclaração e carta de recomendação assinada pelo chefe da comunidade índigena à qual perte

Os inscritos têm provas nos dias 21 e 22 de outubro de 2018, no Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira (Avenida Faxinal do Céu, s/n). A CPS alerta para que o candidato compareça ao local das provas com pelo menos, 30 minutos de antecedência ao horário estabelecido. Os horários das provas e o ensalamento serão publicados em edital no site (www.cps.uepg.br/vestibularindigena), nos alojamentos e locais de prova. A prova de língua portuguesa (oral) será realizada em 21 de outubro; e em 22 de outubro serão aplicadas as provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira moderna ou indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química. O resultado das provas ocorre até 03 de dezembro de 2018, em www.cps.uepg.br/vestibularindigena e nas universidades envolvidas.

Para outras informações, os interessados devem acessar o endereço (www.cps.uepg.br/vestibularindigena); e-mail: cuia@uepg.br; ou ligar para (42) 3220-3701 (Cuia/UEPG).