Domingo, 18 de novembro de 2018

12/09/2018 - 10h36 / Atualizada 12/09/2018 - 10h41

UEPG recebe lançamento de livro sobre filosofia e política na Netflix

Obra será lançada em evento realizado na próxima segunda-feira (17). Livro tem como co autor professor da Instituição

O Centro Acadêmico Carvalho Santos (CACS) do Curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Teoria Social/Teoria Política e Pós-Estruturalismo promovem, na próxima segunda-feira (17) uma noite interdisciplinar. O evento contará com o lançamento do livro “Pensar a Netflix: séries de pop filosofia e política”, de autoria de autoria de Bruno Cava e Murilo Duarte Costa Corrêa. A cineasta Julie Nunes também participará do evento.

A obra lançada apresenta uma crítica que denuncia os efeitos totalitários do espetáculo, consumismo ou neoliberalismo, e dissimula a sua própria inutilidade enquanto crítica. “Se o Poder é total e pervasivo, não estaria a crítica assimilada a essa mesma paisagem escatológica, sendo varrida pela ironia pós-moderna?”, questionam os autores da obra.

Outro questionamento apresentado no livro é a suspensão de qualquer crítica se confunde com o elogio do contemporâneo, numa apologia dos fluxos semióticos. A contrapartida simétrica da corrosão auto irônica é a indiferença cínica, o jogo dos signos por si mesmo.

O programa da crítica enquanto “crítica” - delineado pelo Nietzsche da Segunda Consideração Intempestiva, o Agrippino de Paula de "PanAmérica", o Deleuze da pop filosofia e a Pop Art de Warhol, entre outras referências - sai do foco do impasse, para afirmar uma segunda via: uma renovada ars contemplativa, mantendo a crítica na mais baixa intensidade possível.

Na visão dos autores, é a partir deste momento que se passa da crítica teórica à efetiva práxis de uma teoria crítica. “Os modos de um juízo crítico dissolvido ou indiferente dão lugar a uma possibilidade de crítica ainda mais insidiosa e radical, que atesta sua pertença ao real fazendo série com ele”, conta.

Autores

Bruno Cava é professor de filosofia, mestre em Direito na linha de pesquisa Teoria e Filosofia do Direito (UERJ). Escreve em vários sites, com artigos publicados em revistas, jornais e periódicos em geral.

Já Murilo Duarte Costa Corrêa é professor adjunto de Teoria Política na Faculdade de Direito e no PPGCSA/UEPG, doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo e coordena o Laboratório de Pesquisas interdisciplinares em Teoria Social/Teoria Política e Pós-Estruturalismo (LABTESP).

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Pensar a Netflix: séries de pop filosofia e política” (Ed. D’Plácido, 2018)

Quando: 17.09 (segunda-feira), às 19h00.

Onde: Grande Auditório, UEPG, Campus Central.

Quanto: a entrada mediante doação de um livro (opcional).

Certificado: 5 horas de atividade

Inscrições: pelo formulário on-line (clique aqui para acessar)