Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

12/09/2018 - 10h51 / Atualizada 12/09/2018 - 10h54

Conaitec abre programação nesta quinta-feira

A programação do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (5º Conaitec), tem desenvolvimento juntamente com a Exposição Feira, Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (40ª Efapi)

por Marilia Woiciechowski

Com uma programação de palestras e apresentação de trabalhos, ocorre nesta quinta-feira (13 de setembro), a abertura oficial da programação do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (5º Conaitec), no Centro Agropecuário Municipal (Rua General Aldo Blonde, 1050, Vila Santa Terezinha). A diretora do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia (Scate) da UEPG e integrante da comissão organizadora do Conaitec, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, ressalta a importância do evento que reúne vários segmentos da sociedade para discutir sobre agropecuária, indústria e tecnologias. A edição do congresso registra a presença de pessoas de renomado saber e ativa participação em empreendimentos no domínio dos temas que serão abordados nos espaços de palestras.

A abertura do Conaitec e da Exposição Feira, Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (40ª Efapi) reúne autoridades da área, das 9h às 10h030. O programa de palestras abre com o tema “Novo conceito de central de abastecimento”, que será proferida por Luiz Damásio Gusi. Ao longo do evento, o programa traz mais 12 palestras com temas, a exemplo de Reprodução equina: biotécnicas e manejo reprodutivo; O cavalo inserindo o deficiente no esporte; Agricultura orgânica no Paraná; Panorama econômico, financeiro e tecnológico no agronegócio; e Tecnologias inovadoras no agronegócio. Os temas, palestrantes e horários das palestras da programação de abertura e encerramento do evento (14 de setembro) podem ser conferidos em (http://conaitec.com.br/programacao/).

Apresentação de Trabalhos

Os dois dias do Conaitec também têm espaços para apresentação de trabalhos, na modalidade resumo científico (oral ou em banner), tratando de assuntos nas áreas de Agronomia, Veterinárias e Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Tecnologia para o Agronegócio, e Multidisciplinar. As categorias de participação são entidades assistenciais, estudantes de ensino médio e técnico, graduação, e pós-graduação. Até três trabalhos serão premiados no evento, divididos em três categorias e com valores de acordo com a classificação. Para conferir as categorias e os valores (1º, 2º e 3º lugar), os participantes podem acessar (http://conaitec.com.br/inscricoes/).

As apresentações de trabalhos da quinta-feira (13 de setembro) são das áreas temáticas Agronomia, e Veterinária e Zootecnia (15h às 18h). Na sexta-feira (14 de setembro) estão as áreas temáticas Tecnologia para o Agronegócio, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Multidisciplinar, Estudantes de Ensino Médio e Técnico, e Entidades Assistenciais, com apresentações, das 16h às 18h. Os temas e autores de cada área temática estão disponíveis em (http://conaitec.com.br/horario-apresentacoes/). Os resumos serão publicados nos Anais eletrônicos do evento - e recebem certificado de apresentação, constando o nome de todos os apresentadores. Para o autor apresentador, a comissão organizadora entrega um certificado

A realização da quinta edição do Conaitec, que tem programação juntamente com a Efapi, ocorre com a participação do Scate, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UEPG, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), CESVET - Cescage Genética – Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal, Unopar, Faculdade Sagrada Família (FASF), e Unicesumar.