Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

13/09/2018 - 12h10 / Atualizada 13/09/2018 - 12h15

Palestra busca aproximar alunos do serviço de saúde bucal

Edson Alves, coordenador do serviço de saúde bucal da Prefeitura de PG, palestrou para alunos do curso de Odontologia da UEPG

Alunos do 2º e do 4º ano do curso de Odontologia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participaram nesta quinta-feira (13) de uma palestra com Edson Alves, coordenador do serviço de saúde bucal da Prefeitura do município. Realizado no auditório do PDE, no Campus de Uvaranas, o encontro também contou com a presença de 13 cirurgiões dentistas da Prefeitura.

O objetivo era apresentar aos estudantes que cursam a disciplina de Saúde Coletiva os aspectos do atendimento de saúde bucal prestado pelo município - a disciplina é ministrada pela professora doutora Cristina Berger Fadel. Atualmente cerca de 120 alunos do Curso de Odontologia fazem estágio nas Unidades de Saúde da Família (USF) e acompanham o trabalho dos cirurgiões dentistas da Prefeitura.

A professora Cristina lembra que a inserção do aluno no Sistema Único de Saúde (SUS) é tida como obrigatória pelo Ministério da Educação (MEC) e há 10 anos o Curso da UEPG tem uma disciplina de estágio para contribuir com esse aspecto. “O objetivo é que o aluno possa se aproximar da realidade, não só da saúde bucal, mas sim da saúde da população brasileira, e que possa ainda conhecer um novo campo de atuação”, explica a docente.

Além de apresentar aos alunos a rede de atenção à saúde bucal, o encontro também teve como intuito fortalecer a aproximação da universidade com o serviço de saúde pública. Também prestigiaram a palestra Edson Chaves, coordenador das unidades de saúde, Alda Dalla Vecchia, responsável pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e Stella Kossatz, coordenadora do Curso de Odontologia da UEPG.