Domingo, 18 de novembro de 2018

14/09/2018 - 11h58 / Atualizada 14/09/2018 - 20h19

Núcleo de Economia lança Boletim de Segurança

A publicação do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da UEPG terá temáticas, a exemplo de mercado de trabalho, dinâmica industrial, crescimento econômico, comércio internacional, e segurança pública

por Marilia Woiciechowski

Com o objetivo de apresentar e analisar dados referentes à economia dos Campos Gerais, o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da UEPG, prepara o lançamento do Boletim de Segurança, que tem previsão de duas a três edições mensais que estarão disponíveis no site (http://www2.uepg.br/nerepp). Integrante do grupo de pesquisadores do Nerepp, a professora Augusta Pelinski Raiher explica que as análises serão feitas de uma maneira simples, para que a comunidade, especialmente os administradores públicos, utilizem as informações, em prol do desenvolvimento regional. Também estão como pesquisadores, os professores Alex Sander Souza do Carmo, Alysson Luiz Stege e Alexandre Roberto Lages.

As temáticas que serão trabalhadas na publicação são mercado de trabalho, dinâmica industrial, crescimento econômico, comércio internacional, desenvolvimento da agropecuária, o acompanhamento do índice cesta básica, a segurança política, entre outras. Todas as análises serão feitas para os municípios dos Campos Gerais. Augusta Raiher informa que os primeiros boletins já estão prontos e esperam apenas a finalização do site, com a expectativa de estarem online ainda em setembro. “Os boletins serão divulgados para a comunidade e já antecipando quais serão as temáticas dos meses seguintes e registrando quais análises serão feitas e em qual período”, diz a professora.

Os dois primeiros boletins tratam do mercado de trabalho e segurança pública. A pesquisadora assinala que, no caso do mercado de trabalho, foi feita uma análise da dinâmica de cada município ‘pós’ crise de 2015, comparando as perdas que se teve e a recomposição de vagas, identificando os municípios que estão mais fragilizados nessa dinâmica. Na segurança pública, a análise teve como foco a evolução da criminalidade (furto e roubo) por municípios dos Campos Gerais, identificando os vazios da segurança pública na região. Destacando a iniciativa como pioneira na UEPG, a professora Augusta frisa que o intuito maior do boletim é o de fomentar o desenvolvimento regional dos municípios da região. “É uma contribuição direta da UEPG nesse processo com o objetivo de integrar a instituição com a comunidade, via fomentação de análises regionais.

Metodologia Simples

Com relação às temáticas diferentes que serão abordadas, a pesquisadora do Nerepp esclarece que as bases de dados serão diversas, o que aumenta o trabalho do grupo. “Há a necessidade de se alimentar diferentes bancos de dados para termos os resultados e a análises”. Quanto à metodologia aplicada na composição dos boletins, ela registra que a escolha foi por um modelo simples. O objetivo é apresentar resultados fáceis de serem entendidos e, ao mesmo tempo, que contribuam com o desenvolvimento regional. Todas as informações serão apresentadas em tabelas ou mapas, para facilitar as análises. “A expectativa é que esses boletins tragam dados que demonstrem os gargalos da região, analisando diferentes dimensões”.

Ao tratar do mercado de trabalho, Augusta Raiher diz que nesse espaço se vê o declínio da oferta de mão de obra em alguns municípios. Neste caso, as análises apontam os segmentos que estão perdendo, e a dinâmica recente. Acerca da segurança pública, ela cita o notável aumento da criminalidade, apresentando um corredor intenso da insegurança ao logo da região. Para a pesquisadora, esses achados são importantes principalmente para que as políticas específicas sejam implantadas, servindo de base para efetivar demandas por recursos e projetos exógenos.

O grupo de pesquisadores do Nerepp deverá, na sequencia, contar com o apoio de estagiários que vão atuar na coleta de dados da Cesta Básica de Ponta Grossa que tem divulgação através do Núcleo de Políticas Públicas Rouger Miguel Vargas da UEPG. Também deverão integrar a equipe alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e da Pós-Graduação em Economia da instituição.