Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

14/09/2018 - 12h09

Alunos do 5º ano do CAIC participam da oficina “Teatro do Oprimido”.

Alunos do 5º ano da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam, em 11 de setembro, a oficina “Teatro do Oprimido: fragilidades sociais e práticas em comunidade”. A ação faz parte do edital “Circuito de cultura periférica cooperativa cultural”  da Fundação de Cultura de Ponta Grossa, que atende às políticas culturais estabelecidas pelo Plano Municipal de Cultura (Lei nº 13.026/2017).
      A oficina ministrada pelo diretor teatral Zek Ramos acontecerá em dez escolas de comunidades periféricas de Ponta Grossa durante o mês de setembro. O objetivo é falar de arte a partir da estética de Augusto Boal. “O projeto levanta a reflexão acerca da prática do Teatro do Oprimido, constituindo ações educativas de extrema relevância, assim como a criação de instrumentos para transformação de perspectiva social, em diálogo com a prática da encenação teatral”, afirma o diretor. A iniciativa estimula a difusão, a descentralização e a valorização das manifestações culturais populares, bem como reconhecer agentes culturais da cidade e ampliar o acesso aos bens culturais.
      A poética do Teatro do Oprimido está organizada em diferentes formas e técnicas dramáticas, entre elas jogos e  “Teatro-Jornal”, onde as notícias do jornal são dramatizadas. Ramos diz que “além dos jogos propostos pela metodologia, há possibilidade de discussão após a ação dramática, de forma que os participantes se insiram no contexto e passem a se sentir protagonistas da ação”.