Domingo, 18 de novembro de 2018

14/09/2018 - 17h19 / Atualizada 14/09/2018 - 17h20

RU de Uvaranas recebe investimentos e melhorias

Caldeirões utilizados no local passarão por manutenção. Além disso, mesas também receberão melhorias

O Restaurante Universitário (RU) do Colégio Agrícola Augusto Ribas, localizado no Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), está recebendo investimentos e melhorias por parte da administração. Entre os aportes já realizados, está a reforma das cinco caldeiras usadas na cozinha do RU (foto) que atende alunos do colégio, além de estudantes e funcionários da Universidade. Por dia, mais de 1,3 mil refeições são servidas no local, levando-se em conta almoço e janta.

Lídia Hilda de Oliveira é chefe do Restaurante Universitário e lembra que as caldeiras não recebiam manutenção desde que foram colocadas em funcionamento, em 2009. “Cada uma dessas panelas têm capacidade para 200 litros e caso uma delas apresente problemas, o funcionamento do Restaurante acaba ficando muito prejudicado”, explica a chefe. “Por isso o investimento na manutenção foi fundamental para o funcionamento do RU e a segurança de funcionários e estudantes”, assinala.

A chefe do RU conta ainda que a primeira caldeira recebeu manutençao na “carcaça” durante esta semana - o mesmo processo será feito em todos os cinco caldeiros e custou cerca de R$ 16,5 mil, financiados pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). “Algumas das panelas já apresentavam bolhas internas e essa manutenção foi fundamental para garantir mais qualidade no serviço que realizamos aqui, assim como também aumentar a vida útil dos materiais”, disse Lídia.

A manutenção também evita a degradação dos caldeirões - um equipamento novo, de modelo semelhante, custa cerca de R$ 32 mil. Servindo cerca de 1,1 mil almoços diariamente, o Restaurante Universitário é importantíssimo para os acadêmicos e servidores que estudam e/ou trabalham no Campus de Uvaranas. “Diariamente servimos 35 quilos de feijão, 70 quilos de arroz, 170 quilos de carne vermelha ou 300 quilos de carne com osso. Uma panela dessa quebrada faria muita falta”, exemplifica a chefe do RU.

Recuperação das mesas é o próximo passo

Entre as melhorias executadas na Estrutura do Restaurante Universitário está prevista a reforma das mesas do refeitório. De acordo com Alcebiades Antonio Baretta, diretor da Colégio Agrícola Augusto Ribas, as melhorias incluem a troca dos ´pés´ das mesas e bancadas. “A reforma das mesas vai trazer mais conforto para quem frequenta o RU. Além disso, as mudanças envolvendo as caldeiras também trarão economia no gasto de gás e mais segurança”, contou o diretor.