Domingo, 18 de novembro de 2018

03/10/2018 - 10h00 / Atualizada 03/10/2018 - 16h06

Foca Foto lança sexto e-book da Coleção Imagética de Curitiba

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

A cidade de Curitiba é o foco do novo livro publicado pelo grupo de alunos que integram o Projeto de extensão 'Foca Foto' do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O e-book faz parte da Coleção Imagética que lançou cinco livros, entre eles: Lapa, Paranaguá, Ponta Grossa, Morretes e Castro. As fotos foram produzidas pelos alunos dos curso de jornalismo, professores e colaboradores do projeto, ao todo cerca de 70 fotos ilustram sete artigos que discutem a fotografia.

Esta edição destaca os espaços turísticos da cidade de Curitiba, bem como a cultura e o cotidiano.  Segundo o prefácio da professora Maria Lúcia Becker (departamento de Jornalismo), a escolha das imagens proporciona muitas possibilidades de síntese. A professora chama atenção para os olhares fotográficos e relaciona a 'modernidade' curitibana com a arquitetura dos prédios históricos. "O que tem neste volume, como expressão da sensibilidade acadêmica, artística e jornalística, são as imagens captadas pelo olhar de quem busca observar cada aspecto e perceber cada elemento da diversidade que coloca em cena e contracena os passados e os presentes' escreve Maria Lúcia.

Além das fotos, a obra narra os contrastes da cidade com capítulo que falam de mídia histórico da fotografia e cinema. As imagens completam os artigos ao apresentar uma espécie de narrativa histórica. Fotos cuidadosamente escolhidos de lugares importantes da cultura curitibana, como o Jardim Botânico, parques Barigui, Tanguá e Tingui, Ópera de Arame, Mercado Municipal, Feira do Largo da Ordem, Museu Oscar Niemeyer (MON) e Passeio Público.   Os alunos foram até Curitiba e visitaram os pontos turísticos da cidade com o desafio de conseguir fotos diferentes uns dos outros, como relata a estudante bolsista Leticia Dovhy. "Foi diferente, cada lugar que a gente chegava era outro olhar fotográfico, registro diferente de quando você vai passear".

Para o professor Carlos Alberto de Souza, coordenador do projeto, as saídas de campo são necessárias para a prática da fotografia, a coleção Imagética faz parte de um esforço conjunto da equipe do Foca Foto e tem como meta, além de narrar fotograficamente e por meio de texto aspectos da história e da cultura das cidades paranaenses, o projeto visa discutir teoricamente o campo da fotografia e estimular os alunos a aprimorar a arte de fotografar. A obra, explica o pesquisador, se reveste de muita importância para a universidade e para o curso, tendo em vista que expressa um novo momento da extensão universitária, que envolve ações integradas ao ensino. "O grupo Foca Foto vem fazendo, há 9 anos, a tarefa a contento, colocando em prática uma das filosofias primordiais de qualquer instituição universitária que é baseada no tripé: ensino, pesquisa e extensão".

A aluna Ingrid Petroski foi uma da editoras das fotos, a estudante explica que, as saídas de campo ajudam  na interação entre os alunos. "Nós vamos em grupo tirar as fotos, depois selecionamos, e diagramamos, conta. Ingrid comenta que também é necessário cuidado para não repetir as fotos escolhidas, mas não é um  trabalho difícil. "Os alunos têm várias fotos novas e era algo que eu nunca tinha feito, adorei, com certeza foi muito importante para o meu crescimento, para conhecer a fotografia".

A obra tem comitê editorial e Isbn, está disponível no site www.uepg.br/proex e na página do Foca Foto. O e-book pode ser acessado através do link www.uepg.br/proex/Documents/Ebooks/COLECAO-IMAGETICA-CURITIBA.pdf

Texto Thailan de Pauli Jaros / 2º ano do curso de Jornalismo