Domingo, 18 de novembro de 2018

03/10/2018 - 10h10 / Atualizada 03/10/2018 - 14h40

Projeto Cursinho Popular DCE recebe inscrições

Trata-se de inscrições para estudantes de graduação nas Licenciaturas em Letras (Português/Inglês e/ou Português/Espanhol), História, Matemática e Biologia; e para recém-formados em Letras atuarem no Projeto Cursinho Popular DCE - UEPG

por Marilia Woiciechowski

Até 05 de outubro encontram-se abertas as inscrições para recém-formados e acadêmicos atuarem no Projeto Cursinho Popular DCE – UEPG. O projeto foi aprovado por edital da Seti (Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior) no âmbito do Programa Universidade sem Fronteiras. A seleção tem a oferta de quatro vagas para estudantes de graduação (01/cada) para as Licenciaturas em Letras (Português/Inglês e/ou Português/Espanhol), História, Matemática, e Biologia. Para recém-formados o programa oferta uma vaga para curso de Letras (Português/Inglês; Português/Espanhol ou Português/Francês). Os interessados  devem se inscrever no Departamento de Estudos da Linguagem, Bloco “B”, das 8h30 às 12h e da 14h às 17h, e das19h às 21h.

O valor mensal da bolsa que será destinada às vagas (graduandos – estudantes de graduação) é de R$ 745,00 - e será destinado, exclusivamente, para o pagamento durante o período de execução do projeto Cursinho Popular DCE. Para candidatar-se à modalidade bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado nos cursos de graduação indicados para as vagas. O estudante não pode ter vínculo empregatício e qualquer outro tipo de bolsa. A carga horária é de 04 horas e a semanal 20 horas de atividades. O plano de trabalho será executado em 12 meses. Para tanto, o candidato a bolsa deve ter disponibilidade inclusive para viagens.

A oportunidade da bolsa também requer o estudante ter bom rendimento nas disciplinas dos respectivos cursos a que se vinculam as vagas; participação em atividades de pesquisa e extensão; e real interesse na carreira do magistério. Para se inscrever, o estudante deve apresentar fotocópias da carteira de identidade ou equivalente definido por Lei; CPF, e do histórico escolar atualizado; currículo lattes, ficha de inscrição impressa, e preenchida e assinada pelo candidato. A seleção será feita através da análise do currículo lattes, histórico escolar e entrevista. Também será verificado o desempenho dos candidatos nas disciplinas relacionadas aos conteúdos obrigatórios de cada uma das vagas ofertadas – e a experiências da participação em projetos de extensão e/ou pesquisa.

Graduados em Letras

Para a vaga destinada a graduados em Letras, o valor bolsa/mensal é R$ 2 mil (exclusivo para pagamento/projeto). A modalidade bolsa/profissionais recém-formados exige que o candidato tenha concluído sua graduação, há (no máximo) três anos da época da seleção, ou estejam em vias de se formar até o término do ano letivo de 2018. O candidato deve ter concluído ou próximo da graduação em Letras em instituição do Paraná, e pode ter vínculo empregatício ou estar recebendo outro tipo de bolsa.  A carga horária diária será de 08 horas e a semanal 40 horas (para atividades em 12 meses).

Exige-se bom rendimento nas disciplinas (conteúdos) de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, e participação e atividades de pesquisa e extensão. O candidato deve portar no ato da inscrição fotocópias da carteira de identidade, CPF e histórico escolar atualizado;  currículo lattes;  ficha de inscrição impressa (preenchida e assinada); e declaração de conclusão de curso para candidatos não graduados. A seleção será feita pela análise do currículo lattes, histórico escolar e entrevista agendada por edital.

O resultado da seleção será divulgado a partir de 17 de outubro por edital, no site da UEPG (https://portal.uepg.br/) , e no mural do DCE.