Terça-feira, 16 de outubro de 2018

08/10/2018 - 16h51 / Atualizada 08/10/2018 - 16h57

Projeto desenvolvido por aluno e professor da UEPG ganha prêmio

Iniciativa é desenvolvida pelo doutorando Cleber Pinto da Silva e pelo professor da UEPG, Sandro Xavier de Campos

Um projeto desenvolvido pelo grupo de Química Analítica Ambiental e Sanitária (QAAS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi premiado no VI Congresso de Educação de Ponta Grossa. Intitulado “Produção de alimentos orgânicos com biofertilizantes produzidos em biorreator na Educação Infantil”, a iniciativa é desenvolvida pela professora Michelly Rutte Ramos da Silva, no CMEI Professora Marjorie Bitencourt Emilio Mendes,  sob a supervisão do doutorando em Química, Cleber Pinto da Silva, e do professor Sandro Xavier de Campos.

A iniciativa conquistou a premiação  com a temática “Educação Alimentar e Nutricional no CMEI” e é destaque na 11ª edição do Prêmio professores do Brasil 2018 (clique aqui para ver).

O Prêmio Professores do Brasil é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A iniciativa envolve a aplicação da tecnologia de compostagem em reator desenvolvido no grupo QAAS/UEPG.

O professor Sandro e doutorando Cleber explicam que os restos de alimentos que sobram da merenda da escola são misturados a serragem e acondicionados nos biorreatores de compostagem. Após esse processo, o composto é utilizado na horta da escola e produz diferentes hortaliças, utilizados na merenda escolar. Segundo a professora Michelly, os alunos adquiriram conceitos importantes para educação ambiental e nutricional a partir do reaproveitamento do lixo orgânico e da produção de alimentos saudáveis.