Terça-feira, 16 de outubro de 2018

09/10/2018 - 11h17 / Atualizada 09/10/2018 - 11h56

Real Challenge tem inscrições abertas

O Real Challenge, primeira maratona de iniciativa empreendedora da UEPG, destina-se a alunos de graduação (presencial e EAD) da instituição e traz o desafio dos participantes resolverem em 12 horas um problema real de uma empresa real

por Marilia Woiciechowski

Com inscrições gratuitas abertas em (https://ceeuepg.wixsite.com/ceeuepg/palestra-e-eventos), o Centro de Educação Empreendedora (CEE) realiza, no dia 10 novembro de 2018, no Pavilhão Didático, no Campus de Uvaranas, das 9h às 21h, o Real Challenge, primeira maratona de empreendedorismo UEPG. O desafio começa na chamada: Você tem 12 horas para resolver. Trata-se da duração para os participantes resolverem um problema real de uma empresa real. As horas de participação no desafio serão certificadas.

O Real Challenge tem inspiração no evento Workatona, da FAE – Business School, consiste em uma maratona de iniciativa empreendedora que desafia e estimula os alunos no trabalho em equipe, compartilhando ideias e conhecimentos entre os participantes. Neste aspecto, o desafio tem como objetivo a resolução de um problema-chave de uma empresa, e o tempo será 12 horas consecutivas com equipes multidisciplinares. O Real Challenge dirige-se somente para alunos de graduação (presencial e EAD) da UEPG.

Equipes e Regras

As equipes serão compostas por, no mínimo, quatro e, no máximo, seis acadêmicos da instituição – e, por no mínimo, dois cursos diferentes. Para o evento, a organização registra que contará com estrutura de internet wireless (computadores e tablets ficam a cargo da equipe), mesas e cadeiras. Também haverá o coffee-break (gratuito) para os participantes. Professores especializados vão atuar como consultores e equipe de apoio. O evento também vai colocar à disposição das equipes um food truck1 e uma área de alimentação onde poderão comprar comida.

A regra para participar do Real Challenge é a exigência da presença de um membro de cada equipe no BeerStorming2, em 20 de outubro, no Centro Europeu. A participação servirá como um evento preparatório para o Dia D. O evento também requer que as equipes sejam composta por acadêmicos de, no mínimo, dois cursos diferentes. Serão admitidas até 50 equipes, obedecendo-se a ordem de inscrição. Para o Dia D (10 de novembro), os participantes devem conferir as regras exigidas e as recomendações da organização do evento no Manual das Equipes, que se encontra disponível em   (https://drive.google.com/file/d/1fqhHGU_GssyJ1d_w2FCv8w4ePS9omAry/view). ). É obrigatório levar um documento com foto para identificação, no dia do deságio.

Resultado e Premiação

O resultado do Real Challenge será divulgado na página do Centro de Educação Empreendedora (https://ceeuepg.wixsite.com/ceeuepg) e na página da UEPG (https://portal.uepg.br/), até 13 de novembro de 2018. A solenidade de premiação será, no dia 14 de novembro, no Auditório do Campus Central. A premiação para os vencedores do desafio é um smartphone para cada componente da equipe (1º lugar) e uma bolsa de idiomas para cada membro da equipe, sem a inclusão do material didático e da matrícula (2º lugar). Também haverá “honra ao mérito” para os três primeiros lugares. Todos os participantes receberão certificados de horas.

A programação do desafio (10 de novembro) começa com a apresentação da empresa-problema, das 9h às 9h30. O cronograma marca a abertura das apresentações nos pitches para as 17h. O evento encerra as apresentações às 21h.

A realização do Real Challenge, primeira maratona de empreendedorismo UEPG, conta também com a participação do SEBRAE.