UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

09/10/2018 - 14h21 / Atualizada 09/10/2018 - 14h59

HU-UEPG recebe equipe do Hospital Sírio Libanês

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebe, nesta terça-feira (9), a visita da equipe do Hospital Sírio Libanês - SP. o encontro faz parte do projeto Proadi-Sus, que tem objetivo promover a melhoria das condições de saúde dos pacientes e melhorar o quadro de infecção hospitalar do HU-UEPG. Ao todo são 120 hospitais que fazem aperte da rede que desenvolvem o projeto. Com o tema 'Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil', no HU o projeto tem a coordenação da enfermeira  Daniele Brasil.  Os participantes da visita ao HU-UEPG são a médica infectologista Fernanda Décio; e as enfermeiras  Gisele Franco Santos, Amanda Angrisani e Karina de Carvalho.

De acordo com Daniele, o HU-UEPG foi inscrito no Proadi-SUS, em outubro de 2017, btendo sucesso na seleção para o desenvolvimento de ações quem visam a melhoria na segurança de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com suporte do Hospital Sírio Libanês. O projeto tem como meta, em três anos, reduzir em 50% as taxas de infecção relacionadas à assistência, salvando 8,5 mil vidas nas 120 UTIs dos hospitais participantes.

Caroline Simionato Zander explica que, durante a permanência no HU, a equipe do Sírio Libanês irá visitar a UTI  e trocar informações sobre ações que podem ser melhoradas, e desenvolver novos mecanismos dentro do hospital. "Elas estão no hospital para conhecer as ações que estamos desenvolvendo, desde a inclusão do HU no projeto. Podemos afirmar que estamos alcançando números que mostram a melhoria na redução das infecções relacionadas a assistência".

Participam do projeto todos os integrantes das UTIs e dos setores de apoio do HU. O projeto conta com a equipe gestora, composta pelo patrocinador, diretora geral Tatiana Cordeiro; diretora administrativa Juciane Linhares, líder do projeto enfermeira Daniele Brasil; gestora enfermeira Joseane Quirrenbach, do núcleo de segurança do paciente Caroline Simionato Zander; e membros médico Thomas D'haese, enfermeiros Bonatto e Marlon Krol.

PROADI-SUS

Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira. Para tanto, o PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS através da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Dentre os objetivos do projeto estão ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, em tempo adequado, com ênfase na humanização, equidade e no atendimento das necessidades de saúde, aprimorando a política de atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar. Aprimorar e implantar as Redes de Atenção à Saúde nas regiões de saúde, com ênfase na articulação da Rede de Urgência e Emergência, Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, e da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas. Promover o cuidado integral às pessoas nos ciclos de vida (criança, adolescente, jovem, adulto e idoso), considerando as questões de gênero, orientação sexual, raça/etnia, situações de vulnerabilidade, as especificidades e a diversidade na atenção básica, nas redes temáticas e nas redes de atenção à saúde.