Terça-feira, 16 de outubro de 2018

09/10/2018 - 20h47 / Atualizada 10/10/2018 - 17h59

UEPG tem participação positiva no Enade

A UEPG participou do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 com 1.892 alunos ingressantes, 896 concluintes, totalizando 2.788 estudantes

Os resultados das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)  2017 apontam que os cursos de graduação avaliados da UEPG registram performance positiva. A instituição teve 31 cursos avaliados, com destaque para Pedagogia com nota 5 no exame. O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no exame. A UEPG participou do exame com 1.892 alunos ingressantes, 896 concluintes, totalizando 2.788 estudantes. O cálculo e divulgação do Conceito Enade ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. Esse conceito mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, com os cursos avaliados segundo áreas de avaliação a eles vinculadas.

Do universo de cursos da instituição que fizeram as provas, dez aumentaram a nota; e 11 mantiveram o conceito. Os cursos que tiveram conceito superior, no comparativo Enade 2014-2017, foram Artes Visuais, Licenciatura em Educação Física, Engenharia de alimentos, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em História, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Licenciatura em Música, Pedagogia. Entre os que mantiveram a nota estão Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Licenciatura em História, Licenciatura em História – UAB, Letras-Francês, Letras Português/Espahol-UAB, Licenciatura em Matemática, Pedagogia-UAB, Licenciatura em Química e Química Tecnológica. A UEPG tem a maioria de seus cursos avaliados com conceitos 3 e 4.

Conceitos Positivos

Ressaltando como positivos os conceitos obtidos pelos cursos no Enade 2017, a pesquisadora institucional da Divisão de Dados Estatísticos e Informação da Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento da UEPG, Josecler Kapp Lepinski, destaca o exame como um importante instrumento de avaliação dos cursos de graduação. “O exame possibilita implementar ações voltadas à melhoria do ensino superior”. A pesquisadora conta que, na última semana de setembro, a Diretoria de  Avaliação Institucional/Proplan realizou encontro com os coordenadores de curso para apresentar a nova classificação de cursos de graduação: a CINE Brasil 2018.

Esta classificação tem como objetivo oferecer dados estatísticos educacionais que possibilitem a realização de estudos e publicações compatíveis com parâmetros internacionais. Josecler Lepinski observa que a utilização dos dados dessa classificação está relacionada ao Censo da Educação Superior, à identificação e seleção de cursos de graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), seleção de avaliadores dos cursos de graduação, conforme assegura o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), e à produção de indicadores de qualidade da educação superior.

Indicadores de Qualidade

As provas da edição 2017 do Enade foram aplicadas em 26 de novembro de 2017 para 451.517 participantes, pelo Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Enade deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade foi em 2004, sendo a periodicidade máxima da avaliação trienal para cada área de conhecimento.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário do estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). São indicadores que mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país. Trata-se de indicadores utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação quanto como fonte de consultas pela sociedade.