Terça-feira, 16 de outubro de 2018

10/10/2018 - 09h59 / Atualizada 10/10/2018 - 14h31

Comitiva da Universidad de Concepción visita UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu na segunda-feira (9) a comitiva da Universidad de Concepción (UDEC), do Chile. Após recepção no prédio da reitoria, o grupo visitou o Laboratório de Recursos Hídricos, Laboratório Multiusuário e Hospital Universitário (HU-UEPG). O objetivo da visita foi a aproximação das instituições para estabelecimento de convênios.

Sandra Saldivia, diretora de pós-graduação a Universidad de Concepción, apresentou a instituição e destacou que nove países concentram 75% dos convênios com a Universidade, sendo que 7% destes foram firmados com instituições brasileiras. “Queremos ampliar  os convênios firmados no Brasil, que atualmente envolvem 23 cursos de graduação e 15 pós-graduação”, disse.

O vice-reitor, Erverson Krum, frisou que o estabelecimento de acordos de cooperação visa fortalecer a relação entre as universidades e ampliar o processo de internacionalização da UEPG.

A visita ao Laboratório de Recursos Hídricos  foi conduzida pela professora Giovana Wiecheteck. O grupo conheceu também as instalações do Laboratório Multusuário, que foi apresentado pelo professor Sidney A. Pianaro.

Universidad de Concepción

A UDEC, fundada em 1919, conta atualmente com 25 mil alunos na graduação, em 113 cursos, e 2.947 na pós-graduação, nos  26 cursos de doutorado, 65 de mestrado e 38 especializações. Chávez destacou também que a Universidad de Concepción está prestes a completar 100 anos. “Estamos nos preparando para os próximos 100 anos, então, a internacionalização é muito importante nesse processo”, enfatizou Saldivia.

Equipe envolvida

A visita foi conduzida pela equipe do Escritório de Relações Institucionais (ERI) da UEPG, representado por Sulany dos Santos, Andréa Marra, Glaci Hilgemberg e Jarem Garcia. Integraram o grupo, os Pró-reitores Giovani Marino Favero (PROPESP) e Ligia de Paula Couto (PROGRAD), além de Neyde Giarola e Sérgio Toshio, coordenadores das pós-graduações em Química e Agronomia, respectivamente. O diretor de pesquisa Rodrigo Matielo e Fábio André dos Santos, diretor de Pós-Graduação também acompanharam a agenda da comitiva.