Terça-feira, 16 de outubro de 2018

11/10/2018 - 15h52 / Atualizada 11/10/2018 - 16h57

Jornalista formada pela UEPG lança site com histórias de vida

Histórias de diferentes pessoas são retratadas em forma de contos e crônicas

Todo mundo tem uma história para contar e um ensinamento para passar. Foi pensando que toda vida merece ser reconhecida que a jornalista Luana Caroline Nascimento lança essa semana o site ‘Roda de Conversa’ com perfis de pessoas comuns que não viraram notícias. A proposta quinzenal do site é retratar duas histórias de vida por mês de forma espontânea. Luana é formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em audiodescrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Para a jornalista o trabalho é uma forma de reconhecer o esforço de pessoas que mesmo no anonimato são capazes de mudar o mundo. “Todo mundo tem uma história de vida que merece ser noticiada, olhar para o cotidiano da vida urbana é reconhecer que é o povo que faz a vida acontecer”, afirma. Cada entrevista para o site dura entre 40 minutos e uma hora, Luana relata que escreve o texto logo termine a entrevista. “Gosto de estar com a entonação da voz, os trejeitos, e as expressões das pessoas frescos na cabeça ainda. A pessoa precisa se reconhecer no texto dela, o material é sobre as pessoas e para as pessoas”, relata.

No site há um espaço de ombudsman em que a jornalista convida colegas de profissão para debater o trabalho. “É fundamental refletir sobre o trabalho e, principalmente, fazer isso de forma coletiva”, completa. A primeira ombudsman é a jornalista e professora Cíntia Xavier. Cíntia é doutora em Comunicação pela Unisinos, professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela UEPG e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Para Eziquiel Ramos, um dos entrevistados, a valorização humana é um fator essencial para o crescimento social. “O reconhecimento é motivacional, que impulsiona e incentiva as pessoas a seguirem em frente. Acredito que iniciativas como esta vão além da informação: elas colaboram para o crescimento das ações em si”, aponta. Os textos são publicados sempre nas quintas-feiras e o trabalho desenvolvido pode ser acompanhado no instagram @rodaconversa.

Serviço:

Site Roda de Conversa