Terça-feira, 16 de outubro de 2018

11/10/2018 - 16h14 / Atualizada 11/10/2018 - 17h12

Pesquisador da UEPG profere palestra em congresso na China

Doutor em Ciências de Alimentos pela USP, Daniel Granato vai tratar sobre a discriminação de espécies de café, ou seja, acerca da classificação dos cafés produzidos nos diferentes estados do Brasil.

O professor do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG, Daniel Granato, embarca para a China, no dia 14 de outubro (domingo), onde vai participar do Primeiro Café, Cacau e Chá Ásia 2018 (First Coffee, Cocoa and Tea Asia 2018) . A presença naquele país tem ver com a palestra que vai proferir  no âmbito da primeira edição do congresso que se desenvolve de 17 a 20 de outubro. O convite para integrar o espaço de palestras do evento surgiu, como conta o professor, após a participação em um evento na Itália, quando os organizadores da atividade decidiram promover, na China, em 2018, um congresso sobre café, cacau e chá.

Ao considerar a importância da presença em eventos internacionais, o professor Granato explica que o convite surgiu porque os participantes do encontro na Itália sabiam que ele desenvolvia um trabalho com a química e as atividades biológicas do café. O professor da UEPG será um dos principais palestrantes do congresso que destaca a participação de pesquisadores de diferentes países que vão abordar temas sobre a química, a parte nutricional do café, a parte das atividades biológicas, plantação e qualidade do fruto do cafeeiro.

Doutor em Ciências de Alimentos pela USP e em Química pela Wageningen University, Granato ressalta a variedade de temas que serão abordados no congresso. O professor explica que, em sua palestra, vai tratar sobre a discriminação de espécies de café, ou seja, acerca da classificação dos cafés produzidos, nos diferentes estados do Brasil. “Eu vou abordar sobre o sistema orgânico e convencional que são os dois principais estilos de cultivo do país. Para tanto, vou utilizar a metabolômica dos compostos fenólicos e da cafeína, e parâmetros de cor e de atividades antioxidantes no sistema químico e sistema biológico.

Trabalhos e Viagem

Daniel Granato registra também a oportunidade de apresentar o trabalho sobre o camu-camu, fruto de planta nativa da Amazônia, que está em desenvolvimento por uma aluna de mestrado da UEPG.  O professor observa que, no estudo, detectou-se, pela primeira vez, no fruto, o resveratrol, que é uma substância com propriedades benéficas para a saúde. Quanto ao trabalho que trata do café, o professor acentua que tem origem também em pesquisa conduzida por um aluno do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado e doutorado) da UEPG. Para o pesquisador da UEPG, esses trabalhos contribuem para reforçar o papel da pós-graduação na produção de conhecimento no Brasil. “Eu e o meu grupo de pesquisa em Química de Alimentos estamos felizes pela oportunidade de apresentar os resultados de nossas pesquisas e representar a UEPG no evento promovido na China.”.

O professor Granato viaja, pela segunda vez à China. Ele já esteve naquele país, quando participou do Comitê de Organização do II International Symposium on Food Nutrition and Health, realizado em Dalian, nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2018. Naquela oportunidade, o pesquisador da UEPG proferiu a palestra “Functional Foods Development: a proposal based on reality, technological hurdles and trends”. No evento, apresentou um resumo e ganhou como o 2º melhor trabalho do Congresso. Daniel Granaro será, pela segunda vez, o único sul-americano presente no congresso.