Domingo, 18 de novembro de 2018

18/10/2018 - 11h00 / Atualizada 18/10/2018 - 15h24

Prorh promove palestra no Outubro Rosa

A palestra integra a campanha nacional do \'Outubro Rosa\', e tem objetivo de conscientizar e informar sobre os sintomas e tratamentos do câncer de mama

por Mari Cleia Aparecida de Andrade

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos através do Ambulatório de Saúde da UEPG, promove no próximo dia 30 de outubro às 13h no Auditório do Observatório Astronômico palestra com o tema 'Prevenção do câncer de mama' proferida por Estela Rodrigues (rede feminina). A palestra integra a campanha nacional do 'Outubro Rosa', e tem objetivo de conscientizar e informar sobre os sintomas e tratamentos do câncer de mama. Na sequência da programação haverá relatos das convidadas, atividade cultural promovida pelo Departamento de Educação Física, coffee break e sorteio de brinde aos participantes. Os interessados podem se inscrever até o dia da palestra através do link (clique aqui para acessar). A coordenação do evento alerta que no ato da inscrição os participantes devem trazer uma caixa de leite integral (1l). Aos inscritos haverá certificados.

A assistente social Sonia Aparecida Gomes dos Santos (Prorh) comenta sobre a importância do evento que é trazer para a instituição um benefício para a comunidade universitária, no sentido de prevenir sobre uma doença que merece atenção de tratamento  e alto ajuda para as pessoas que são diagnosticadas. "É um momento onde os olhos se voltam para o alerta de como cuidar da saúde da mulher e ao mesmo tempo desmistificando o preconceito em relação a doença".

De acordo com a enfermeira Vanessa Ferreira dos Santos Moraes do Ambulatório de Saúde UEPG, a detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer. "Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças, sinais ou sintomas, suspeitos da doença.

Os principais sintomas são: aparecimento de nódulo geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axila ) ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas. Ao perceber alguma dessas alterações, a mulher deve procurar um profissional de saúde (médico, enfermeiro) para ser avaliada. A enfermeira alerta para a prática do auto-exame das mamas, regularmente. "A prevenção está em suas mãos".

O evento conta com as parcerias da Editora UEPG, Serrali calçados; V.V.M - hortifruti; Instituto Embelleze PG e Farmácia Escola.