Domingo, 18 de novembro de 2018

06/11/2018 - 08h52 / Atualizada 06/11/2018 - 09h21

Serviço Social realiza XII Jornada de Estágio

Evento acontece no próximo dia 21 e é destinado para alunos, professores e supervisores de estágio

por Afonso Ferreira Verner

O Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza no próximo dia 21 a XII edição da Jornada de Estágio. O evento tem como público alvo profissionais (supervisores de estágio ou não), alunos, professores e estagiários do setor.

A Jornada tem como objetivo a divulgação dos espaços sócio institucionais que se constituem como espaço da prática de estágio supervisionado das(os) acadêmicas(os) do curso de Serviço Social. Além disso, durante o evento também haverá discussão de temáticas contemporâneas à formação profissional.

A proposta do evento é contribuir com as reflexões sobre a dimensão interventiva do Serviço Social a partir de um debate teórico-metodológico acerca da formação e prática profissional nos diferentes espaços sócio ocupacionais de atuação do/assistente social.

As inscrições podem ser feitas no dia do evento ou pelo site da Jornada: https://xii-jornada-de-estagio.webnode.com/. O evento será realizado no auditório do Campus Central.

Programação do evento

Manhã:

8:00: Credenciamento.

8:20: Abertura evento e lançamento do livro: “Sistema Único de Assistência Social: a proteção e o atendimento à família”

8:50 às 10:00: Palestra de abertura: Professora Dra. Melissa Ferreira Portes (UEL). Tema: O estágio e a supervisão no processo formativo dos assistentes sociais.

10:15 às 12:00: Exposição dos campos de estágio e materiais que caracterizem a atuação nestes espaços. A referida amostra ocorrerá nos corredores em frente do auditório maior.

Período da tarde:

14:00 às 17:00: Oficinas Temáticas: (limitadas à 30 vagas por oficina)

1) O trabalho do assistente social: requisições, demandas, competências e atribuições profissionais. (prof. Melissa F. Portes - UEL)

2) A educação popular como estratégia de trabalho junto à comunidade (prof. Érico Ribas Machado - UEPG).

3) O trabalho social com famílias (prof. Cristiane Gonçalves de Souza - UEPG e doutoranda Virgínia de Souza - Ciências Sociais Aplicadas UEPG)