Domingo, 18 de novembro de 2018

07/11/2018 - 10h08 / Atualizada 07/11/2018 - 10h11

Nupepes realiza encontro de Educação e Pedagogia Social

Evento acontece nos próximos dias 12 e 13 e contará com palestrante internacional

por Afonso Ferreira Verner

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia (NUPEPES) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza a II edição do Encontro de Educação Social e Pedagogia Social (EDUSOPG). Marcado para os próximos dias 12 e 13, o evento contará com a palestra da professora doutora Sanna Rynanenn, da University of Eastern of Finland.

A coordenação do evento cabe aos professores doutores Marli de Fátima Rodrigues e Érico Ribas Machado. Para Érico, a visita de Sanna para demarca o “caráter internacional dos estudos a respeito da Pedagogia Social Comparada”. “Essas discussões visam promover a visibilidade do campo de atuação de Educadores Sociais que atuam em diversos espaços educativos e não possuem seu devido reconhecimento profissional. São trabalhadores de ONGs, Abrigos - Instituições de Acolhimento, em políticas de Assistência Social e nos centros de Socioeducação”, diz Érico.

O primeiro dia do evento (12) a primeira atividade será às 14h no Auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP) no Campus de Uvaranas - o tema será a Pedagogia Social Crítica. Já às 19h no auditório do Instituto de Ensino Superior Santana (IESSA) o evento trará a palestra ‘Conhecendo a Pedagogia Social e a Educação na Finlândia’, da professora doutora Sanna Rynanenn.

As inscrições poderão ser feitas no local e de forma gratuita. Os participantes terão direito a um certificado com 20 horas emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX).

Parceria e apoio

O evento tem parceria com o Patronato UEPG e com a IESSA e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX). Outra apoiadora do evento é a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Fundação Araucária e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.