Domingo, 18 de novembro de 2018

07/11/2018 - 11h53 / Atualizada 07/11/2018 - 13h58

Conservatório recebe pianista Gisele Rizental Pascolat

Serão executadas obras de José Itiberê de Lima e Brasílio Itiberê

Na próxima quarta-feira (14) a pianista Gisele Rizental Pascolat estará em Ponta Grossa para um recital gratuito no auditório do Centro de Música. No repertório terá obras de José Itiberê de Lima e Brasílio Itiberê registradas no último CD da pianista, dedicado exclusivamente ao compositor. O recital tem entrada gratuita e inicia às 20h.

Durante a pesquisa da musicista, que deu origem ao CD, o acervo de partituras do Conservatório Maestro Paulino subsidiou várias obras do José Itiberê de Lima para as gravações - algumas, inéditas até então. O diretor artístico do Conservatório, Douglas Passoni, afirma que "receber o recital de lançamento do CD de Gisele é um orgulho”. “Fica a responsabilidade de mantermos público e acessível todo o acervo disponível na instituição", diz.

Marcha a Ponta Grossa

Entre as peças que serão executadas a famosa Marcha a Ponta Grossa com certeza é a mais conhecida do público princesino. A Marcha é um poema escrito pelo professor Dario Nogueira dos Santos e musicado por José Itiberê de Lima. Segundo Maria Lourdes Osternach Pedroso, autora do livro De como aconteceu, a história da Marcinha começou em 1933 quando um grupo de professores e alunos do Colégio Estadual José Bonifácio e da Escola Normal de Paranaguá resolveram visitar Ponta Grossa.

O professor Dario, que organizou a viagem, decidiu trazer para a cidade um presente que fosse especial e que homenageasse os moradores. Ele procurou então o músico e amigo José Itiberê que juntos presentearam Ponta Grossa com a Marcha. Quando chegaram à cidade os visitantes cantaram a Marcha a Ponta Grossa na Praça João Pessoa, a música agradou tanto que se tornou presente no imaginário popular e passou de geração para geração.

As informações são de Luana Caroline do Nascimento da Fundação de Cultura.