Domingo, 18 de novembro de 2018

07/11/2018 - 16h32 / Atualizada 07/11/2018 - 22h03

Pegaí lança contos fantásticos

Trata-se da obra “Contos Fantásticos de Avós Extraordinários”, da escritora carioca Ana Lúcia Merege, que teve solenidade de lançamento na Biblioteca central da UEPG

A escritora carioca Ana Lúcia Merege lançou o livro “Contos Fantásticos de Avós Extraordinários”, em solenidade, na noite de quarta-feira (31 de outubro), na Biblioteca Central da UEPG. Trata-se de obra lançada pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis, sem cunho comercial. “Meu interesse é fazer os livros chegarem até as pessoas, e o Pegaí faz isso”, diz a autora da obra que, como assinala, “já está nas estantes de disponibilização e nas mãos de novos leitores”.

Bibliotecária, mediadora de leitura e escritora, Ana fala “do poder de partilhar histórias”, no seu caso histórias fantásticas. “Ela é um dos principais nomes da literatura fantástica hoje no Brasil”, destacou o professor de Artes da UEPG Vilson Gonçalves. Eles se conheceram em um grupo de autores de fantasia em 2015, e este ano firmaram parceria com “Contos Fantásticos”. Vilson fez a ilustração da capa do livro. “Fiquei muito honrado de fazer parte deste projeto. Os personagens do livro são maravilhosos e a Ana me deu total liberdade criativa”.

Semeadora de Livros

A autora ressaltou a oportunidade de poder lançar mais um livro pelo Pegaí e agradeceu a nova parceria. “Agradeço a todos os envolvidos do Pegaí, e também da Editora Draco, que entrou com atuação generosa, visto que não recebeu nada”. A escritora também manifestou o desejo de que todos leiam e gostem do livro, dizendo que “exemplares não vão faltar”. Foram impressos cinco mil livros.

Os livros impressos estão nas estantes do Pegaí, com alguns exemplares disponibilizados em braile. A autora foi surpreendida com a versão exclusiva para deficientes visuais. Ela recebeu de uma delas, Thamires., integrante da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi), local onde ocorreu o processo de produção do livro em braile.

Além da versão em braile de seu livro, Ana Lúcia recebeu o troféu “Semeadora de Livros”. A homenagem foi entregue à escritora pelo coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti. Ele ressaltou a força das parcerias que o Pegaí vem construindo. “Quero frisar a força de pessoas unidas com um mesmo objetivo. Neste caso, disseminar conhecimento por meio dos livros. A Ana entendeu a missão do Pegaí de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros, e desde que nos conheceu está somando conosco, mesmo que de longe”, disse em seu discurso.