Domingo, 18 de novembro de 2018

08/11/2018 - 10h33 / Atualizada 08/11/2018 - 23h47

UEPG recebe inscrições para doutorado em Química

por Marilia Woiciechowski

Até 17 de dezembro de 2018 encontram-se abertas as inscrições via internet para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), nível de doutorado para ingresso no primeiro semestre de 2019. Os interessados podem se increver pelo link sistemas.uepg.br/stricto/inscricao.

O doutorado em Química se desenvolve na forma de associação ampla entre os PPGQs da UEL (Universidade de Londrina), Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) e UEPG. Recomendado pela Capes/MEC com conceito (4), o programa possui as áreas de concentração em química, química inorgânica, química orgânica e físico-química. Até 17 vagas serão destinadas para o curso de doutorado em Química da UEPG.

O candidato deverá efetuar a inscrição na Instituição de Ensino Superior (IES) onde está alocado seu pretenso orientador. As inscrições às vagas da UEPG deverão ser feitas somente via internet. O programa poderá oferecer bolsas em função da disponibilidade e conforme critérios fixados pelas Agências de Fomento e pela Comissão de Bolsas do Programa. Desde que estejam regularmente matriculados, os alunos aprovados nos processos de seleção do segundo semestre de 2016, primeiro semestre de 2017, segundo semestre de 2017, primeiro semestre de 2018, segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019 poderão realizar a prova para concorrer às bolsas disponíveis.

Documentos Exigidos

Para a inscrição, os documentos digitalizados obrigatórios são ficha de inscrição preenchida e assinada – emitida no ato, após confirmação da inscrição; Currículo Lattes atualizado com produção relativa ao período de 01 de janeiro de 2013 a 17 de dezembro de 2018 e com os documentos comprobatórios organizados seguindo a sequencia exigida - Tabela de pontuação para Currículo Lattes; e diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação em química ou em áreas correlatas; histórico escolar do curso de graduação.

Da mesma forma exige-se diploma ou certificado de conclusão de curso de mestrado em química ou áreas afins ou declaração emitida pela Secretaria de Pós-Graduação (assinada pelo coordenador do curso de que está prevista a conclusão do curso antes do período de matrícula do Doutorado em Química); histórico escolar da pós-graduação (os portadores de título de graduação e pós-graduação no exterior deverão apresentar o documento de revalidação dos diplomas); carteira de identidade e CPF; passaporte digitalizado com o devido visto ou Carteira Nacional de Estrangeiro (CNE) digitalizada para candidatos estrangeiros; carta de aceite de um único pretenso orientador; e pré-projeto de pesquisa enfocando o tema a ser estudado durante o doutorado.

A entrega dos documentos deverá ser por meio digital, endereçada ao e-mail uepgdoqas@gmail.com, com identificação de assunto “seleção 1S2019”. O prazo final para o envio dos documentos solicitados é o dia 17 de dezembro de 2018. Todos os documentos solicitados devem ser enviados em arquivo único e exclusivamente no formato pdf. Para a seleção, o candidato concorrerá exclusivamente à vaga do orientador que aceitou a orientação. A seleção ocorre a partir da análise da pontuação do Curriculo Lattes , de caráter classificatório, de acordo com o somatório das pontuações nas atividades definidas - tabela de pontuação), que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2019, com o resultado divulgado no dia 31 de janeiro, por Edital/Secretaria do Doutorado em Química e Mestrado em Química Aplicada, Blovo L, Sala 108 C, e através do endereço eletrônico (http://www.pitangui.uepg.br/doutorados/quimica/).

Quanto à classificação para as bolsas, ao longo de 2019, os candidatos deverão realizar uma prova escrita, que abordará sobre tópicos de química geral, nas quatro áreas básicas (química analítica, química inorgânica, química orgânica e físico-química). A prova será aplicada, no dia 08 de fevereiro de 2019, na sala 09 do CIPP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação) da UEPG, Campus de Uvaranas, das 13h30 às 17h30. . Para realizar a prova escrita será obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Até o dia 17 de dezembro de 2018, todos os candidatos deverão entregar na Secretaria da Pós-Graduação do Doutorado em Química, sala L108 C (bloco L), uma cópia do Currículo Lattes, devidamente atualizado e comprovado, até o dia 17 de dezembro de 2018.
O resultado da classificação para a bolsa será divulgado, em 15 de fevereiro de 2019, por Edital, na Secretaria do Doutorado em Química e Mestrado em Química Aplicada, Bloco L – Sala 108 C, e em (http://www.pitangui.uepg.br/doutorados/quimica/).

A matrícula dos aprovados será realizada online no endereço (https://sistemas.uepg.br/stricto/matricula/), de 01 a 05 de março de 2019 . O início das aulas é 11 de março de 2019.