Domingo, 18 de novembro de 2018

08/11/2018 - 16h35 / Atualizada 08/11/2018 - 17h24

UEPG oferta curso de Estatística Descritiva e Inferencial

A primeira edição do Curso de Extensão em Estatística Descritiva e Inferencial será ministrado pelo professor doutor Daniel Granato, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG

por Marilia Woiciechowski

O propósito de formar profissionais e estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e profissionais que atuem com análise de dados nos fundamentos teóricos e práticos da análise estatística define a oferta do I Curso de Extensão em Estatística Descritiva e Inferencial que será ministrado pelo professor doutor Daniel Granato, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG, no próximo sábado (10 de novembro), das 8h às 17h. Com as vagas limitadas e a entrega de certificados (8 horas/aula), o curso tem investimento de R$ 50,00 (graduandos) e R$ 100,00 (profissionais).

Para atender os objetivos do curso, as aulas expositivas teóricas serão ministradas para fornecer os insumos técnico-científicos para explicar os conceitos matemáticos de cada assunto, como explica Granato. Acerca das aulas práticas, o professor assinala que serão baseadas em exercícios práticos nas diferentes aplicações (isto é, ciência, tecnologia, e engenharia, com foco em alimentos e química) e subdivididas para facilitar a construção do conhecimento dos alunos e ampliar o entendimento dos conceitos teóricos ora abordados.

Importância do Curso

Daniel Granato ressalta que a importância do curso está no fato de que grande parte dos cursos do setor de ciências agrárias e tecnológicas gera muitos dados experimentais complexos, que precisam de explicações que permitam a análise e interpretação de informações numéricas relacionadas a situações pesquisadas. O professor destaca que o curso vai oportunizar conhecimentos e aproximar profissionais que utilizam e que vão utilizar dados em suas atividades na área. O que requer análises e interpretação de dados. Como aponta o professor, o que se busca no curso é tirar a complexidade associada à matemática. “Muitas pessoas têm medo da matemática. Vamos usar o computador para tornar mais dinâmico o trabalho com dados”.

Outro aspecto importante, para o professor, refere-se à necessidade de se integrar sempre a docência com o trabalho voltado à inserção da comunidade com a universidade. Para Granato, quando da oferta de cursos, há a oportunidade de trazer a comunidade para a UEPG. Trata-se de aproximação que permite que as partes envolvidas possam aprender e trocar ideias. O que gera enriquecimento a partir da interação professores, alunos e profissionais da área. “As atividades de ensino, pesquisa e extensão devem estar interligadas com todos os departamentos da UEPG.

Conteúdos do Curso

Com aulas teóricas associadas a exercícios práticos, a primeira edição do Curso de Extensão em Estatística Descritiva e Diferencial vai trabalhar com conteúdo Programático que inclui medidas de posição de posição; medidas de dispersão; sumarização da estatística básica: gráficos e tabelas; uso de software livre para cálculo de medidas de posição e dispersão e construção de gráficos; conceitos iniciais: valor de probabilidade e sua interpretação estatístico, distribuições de probabilidade normal, t-Student e F, hipóteses estatísticas (HO e HA); teste de normalidade: shapiro wilk; testes de homocedasticidade: Cochran e Brown-Forsythe; testes de média: para 1 média, para 2 médias, para 3 ou mais médias com uso de software; anáçise de regressão: estimativa dos coeficientes de regressão linear simples: método dos mínimos quadrados; uso de software livre para cálculo de regressão linear simples; uso de software livre para cálculo de correlação entre medidas quantitativas.