UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

03/12/2018 - 16h39 / Atualizada 04/12/2018 - 11h46

Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho avalia projetos

por Tais Borges de Macedo

A Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho, vinculada à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), que atende diversos aspectos da saúde física e mental de servidores e estudantes da universidade, comemora a criação dos projetos “Pró-Servidor” e o “UEPG Abraça”. Segundo o diretor Dr. Celso Bilynkievycz dos Santos, a atual gestão da reitoria, já durante a campanha, avaliou a qualidade de vida da comunidade interna e identificou a necessidade de investimento nessa área.

O "Pró-Servidor", coordenado pela Profa. Dra. Cristina Berger Fadel, contempla ações em prol da saúde do servidor, enquanto o "UEPG Abraça", coordenado pela Profa. Ms. Lara Simone Messias Floriano, visa o atendimento à saúde mental dos acadêmicos e servidores.

Celso faz referência ao IDH, que calcula o desenvolvimento humano com base na média geométrica entre indicadores de Saúde, Renda e Educação.“Não adianta possuir indicadores elevados de renda e educação, se a saúde física ou mental, estiver fragilizada, pois ao final teremos uma diminuição na qualidade de vida de forma geral”, afirma.

A Diretoria também atende outros aspectos de importância para qualidade de vida no trabalho, através das seções do órgão. A Seção de Assistência e Promoção Social (SEAPS), desenvolve atividades de acolhimento e promoção sociais relacionadas principalmente a saúde do servidor. A Seção de Treinamento e Desenvolvimento (SETD) desenvolve aspectos relacionados a educação, renda e saúde do servidor. Os Ambulatórios de Saúde dos Campus de Uvaranas e Central acolhem a comunidade interna em consultas médicas, atendimento psicológico e de emergência.

A Seção de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), desenvolve os aspectos socio-ergonômicos e socioeconômicos do servidor. Em parceria como a Seção de Treinamento desenvolvem cursos e palestras específicas, relacionadas a segurança no trabalho como: as Brigadas de Incêndio, Mapas de Risco e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), em parceria com os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Celso destaca que a nova política da diretoria busca avaliar e informar os direitos dos servidores, sem aguardar que eles os descubram por conta própria. Um exemplo são os adicionais de risco, voltados a locais e/ou atividades com características insalubres, de periculosidade ou os de direito à gratificação de saúde. “Quando esses locais e/ou atividades se enquadram em mais de uma destas condições, uma vez identificado o direito, o servidor pode optar pelo adicional de maior valor financeiro, amparado por lei, pois trata-se de uma compensação pelo exercício de atividades dessa natureza”, completa. Assim, a diretoria busca informar o servidor da possibilidade de optar pelo adicional mais alto, que consequentemente interfere de forma positiva em sua na qualidade de vida.