UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

03/12/2018 - 16h53 / Atualizada 04/12/2018 - 08h06

Feira de Artesanato expõe peças nos Campi Central e Uvaranas

por Marilia Woiciechowski

A Feira de Artesanato dos Servidores da UEPG prossegue até 05 de dezembro de 2018 (quarta-feira), com estandes no Bloco Central (Praça Santo Andrade, 1), das 9h às 20h; e no Bloco da Reitoria, no Campus de Uvaranas, das 8h às 17h. Com produtos em exposição, a exemplo de artesanato em madeira, cerâmica, gesso, EVA, crochê, pintura, e enfeites natalinos, a Feira é promoção da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho da PRORH (Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UEPG). A realização da Feira faz parte da política de valorização do trabalho dos funcionários traduzidos nos produtos criativos em exposição. Também é uma oportunidade de incentivar a integração da comunidade da UEPG.

A organização da Feira ocorreu em reunião que determinou o número de expositores de 2018, quando se definiu o período de exposição dos produtos. Com o empenho da assistente Social da PRORH, Sônia Aparecida Gomes dos Santos, a Feira tem como proposta propiciar, anualmente, espaços para que os servidores da instituição possam mostrar os produtos que confeccionam com delicadeza para o encontro com os visitantes da Feira. Sônia diz que são propostas exposições simultâneas a cada ano nos Campi Central e de Uvaranas. No entanto, assinala que os servidores interessados em estar na Feira, independentemente de desempenharem atividades nas unidades do Centro e de Uvaranas, têm a opção de levar seus produtos para os locais de sua escolha.

Com relação ao horário estabelecido para o Campus Central, a assistente social explica que a opção se deu para aproveitar o trânsito da comunidade universitária (funcionários, professores e alunos) no local da Feira. Sônia observa que, em 2018, houve uma queda na compra dos produtos expostos. “As pessoas chegam à Feira apreciam, elogiam, e dizem que voltam depois. Demonstram cautela nas compras. Mas, há aquelas que são fiéis e todos os anos circulam pelos estandes e compram produtos em exposição”. A assistente social considera que, de qualquer forma, a Feira é a oportunidade dos servidores da instituição de estar na feirinha e mostrar seus trabalhos de artesanato. “É um momento para que os visitantes da Feira tenham um olhar diferenciado para o trabalho do artesanato”.

Produto 100% Artesanal

Para Tânia Mara de Lima, aluna da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI-UEPG), a participação na Feira é o prazer de encontrar e fazer novas amizades – de vender e divulgar os produtos que confecciona para o evento próximo do Natal – e também como forma de captar encomendas e de fazer de seus produtos um atrativo para novos públicos. Ela diz que este é o segundo ano que expõe produtos na Feira, que se constituiu num bom momento de encontros e de um ganho a mais no final do ano. Tânia registra o valor da iniciativa na UEPG, mas lamenta que, neste ano, houve pouca participação da comunidade universitária.

Presente na Feira desde seu início em 2005, Tânia Mara Martins considera importante participar de suas edições porque se trata da oportunidade de divulgar seus produtos artesanais, de complementar a renda e de empreendedorismo. “Eu faço artesanato porque gosto. É um prazer traduzir ideias em produtos para expor nos espaços da Feira. Eu gosto de inovar e trazer para os visitantes do estande peças diferentes”. Ela diz que no centro há uma boa procura pelos produtos expostos. “Todos os anos que participo da Feira traduzo como ótimos”. Ela expõe peças como marcadores de livros, chaveiros personalizados e enfeites natalinos. “Eu só trago para a Feira produto 100% artesanal. São criações feitas com as mãos e com carinho”.