UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

04/12/2018 - 09h56 / Atualizada 04/12/2018 - 11h20

Giovani Favero e filhos lançam o livro Campeão

Escrita por Giovani, Giulia e Giuseppe Marino Favero (pai e filhos), a obra “Campeão” relata um fato real que envolveu o amor de várias pessoas por um cachorro abandonado

por Marilia Woiciechowski

A história construída em família, “Campeão” (Editora Ithala), de Giovani, Giulia e Giuseppe Marino Favero (pai e filhos) tem solenidade de lançamento, na próxima sexta-feira (07 de dezembro), às 18h30, na Proex – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (Rua Sant’Ana, 1019, Centro). O professor do Departamento de Biologia Geral, escritor e pesquisador da área, Giovani Favero, conta que a história tem o olhar para público infanto-juvenil e relata um fato real que envolveu o amor de várias pessoas por um cachorro abandonado. O autor diz que “essa situação que parecia o fim para o bichinho tornou-se um início, um novo ciclo”.

O professor doutor acentua que os seres humanos e em especial as crianças são cativadas, em sua maioria, por cãezinhos e essa relação foi a motivação para o livro infantil. Acerca da construção da obra, Giovani comenta que toda escrita lida e discutida é prazerosa. “Nós estamos passando por um momento em que a literatura está em crise. Na verdade, a escassez de leitores é a provocação do escritor”. Para o autor no livro, em particular, vários foram os momentos prazerosos. Isso porque, segundo ele, a obra foi construída em conjunto com os filhos e com a participação do talentoso ilustrador e autor, Shyguek Miyamoto, visto que a liberdade criativa das imagens foi totalmente dele.

Na Base da Brincadeira

Também professor, Shyguek Miyamoto, o ilustrador, adora ensinar e ajudar seus alunos. “Sempre que sobra um tempinho, gosto de desenhar, tocar violão e andar de bicicleta em meio à natureza ao redor da cidade”. Com relação à companhia dos filhos na publicação do livro, Giovani conta que o processo de criação foi na base da brincadeira. “Eu propus uma atividade onde eu contaria a história para eles e em seguida faríamos como um livro com desenhos estilo palitinho. A empolgação de fazer página por página me motivou a entrar em contato com o Shyguek, que prontamente aceitou o desafio”.

Quando criança Giovani sonhava ser cientista ou aventureiro. Parte desse sonho ele considera realizado, porém continua em busca de aventuras. A satisfação de ter os filhos na obra da literatura infanto-juvenil, ele traduz na descrição de Giulia Ricetti, estudante, bailarina. “Ela vive com intensidade”. Também estudante, Giuseppe adora futebol. “Ele tem o coração do tamanho do mundo”. Voltando ao livro, o professor registra que a história que faz a narrativa aconteceu no final da sua adolescência e ficou marcada no coletivo familiar. “Os personagens são baseados em pessoas reais. A liberdade criativa das imagens ficou nas mãos do ilustrador”. O autor ressalta que, apesar da brevidade da história e da beleza das ilustrações, há muito a ser explorado como aprendizado no livro, desde a relação homem com os animais, para o bem e para o mal, de amizades entre pessoas e de superação.