UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

05/12/2018 - 11h42 / Atualizada 05/12/2018 - 13h45

Professores da UEPG lançam e-book sobre iniciação à prática docente

Professores supervisores do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançam, na próxima quarta-feira (05), o e-book “PIBID-UEPG: Práticas e reflexões”, organizado pela professora Marcela Teixeira Godoy, do Departamento de Biologia Geral e do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade. O evento acontece às 19h na sede da Editora Estúdio Texto – Garimpo 1926.

A publicação traz experiências de ensino-aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Português-Espanhol, Português-Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química a partir da vivência nas escolas da Educação Básica parceiras do programa.

Segundo Marcela, os relatos apresentados trazem conceitos bem diferentes entre si. “Alguns privilegiam a dimensão teórica do processo de aprendizagem, outros adotam uma perspectiva mais procedimental. Mas, em comum, trazem a concretização da parceria entre as escolas públicas de Educação Básica e a UEPG na formação de professores e professoras no contexto de um programa de sucesso, o PIBID”, afirma.

Para as professoras Leila Inês Follmann Freire e Maria Odete Vieira Tenreiro, prefaciadoras da obra, a riqueza de detalhes na apresentação das experiências permite que elas sejam desenvolvidas novamente em outros contextos, por outros professores e estudantes. “E assim, o ciclo da formação humana continua ocorrendo, envolvendo mais pessoas e levando esperança de uma nova escola, com novos professores, novos estudantes e novas aprendizagens”, relatam.

Texto: Ana Caroline Machado - Assessoria de Comunicação da Editora Estúdio Texto