UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

05/12/2018 - 15h07 / Atualizada 05/12/2018 - 15h19

UEPG prorroga convênio com universidade boliviana

Representante da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno visitou a Reitoria da UEPG nesta quarta-feira (5)

por Afonso Ferreira Verner

Jorge Angel Orellana Jimenez, assessor acadêmico e de pesquisa da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, da Bolívia, visitou a Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa nesta quarta-feira (5). Em reunião com os professores Miguel Sanches Neto e Everson Krum, respectivamente reitor e vice-reitor da UEPG, Jorge sinalizou a renovação por mais cinco anos do convênio geral entre as duas instituições - o vínculo já existia há três anos.

A reunião, realizada no Bloco da Reitoria no Campus de Uvaranas, também contou com a presença de Sulany Silveira dos Santos, Diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG, e do professor Emigdio Enrique Orellana Jimenez, irmão de Jorge e professor convidado do curso de Odontologia da UEPG.

Para Sulany, o convênio é importante para fortalecer a internacionalização das atividades da UEPG, sejam elas no campo da pesquisa, do ensino e da extensão universitária. A prorrogação do convênio foi assinada pelo reitor Miguel Sanches Neto e aguarda apenas a assinatura do reitor da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno.

Desenvolvimento em diversas áreas

O Convênio prorrogado para os próximos cinco anos prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisas de forma conjunta, de programas para cursar estudos de pós- graduação ou de pesquisa. A parceria prevê ainda o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e pessoal administrativo e a troca de informações relativas à sua organização, estrutura e funcionamento, assim como o desenvolvimento dos programas anuais.

O documento prevê ainda a parceria entre as Universidades no que diz respeito ao ensino dos cursos, seminários, simpósios, etc, nos quais os professores das duas instituições participem. Além de também trazer prerrogativas sobre a parceria para o intercâmbio do material bibliográfico, de edições, etc., assim como a difusão através dos canais adequados que tenham sido estabelecidos.

Livros

Ao fim da reunião, Miguel Sanches Neto presenteou o visitante boliviano com livros - escritor, Sanches Neto entregou ao professor Jorge Angel algumas obras publicadas pelo reitor da UEPG.