UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

05/12/2018 - 16h50 / Atualizada 05/12/2018 - 21h33

Professores lançam e-book PIBID – UEPG

A publicação “PIBID – UEPG: práticas e reflexões”, lançamento de professores supervisores, traz em si a concretização da parceria entre as escolas públicas de educação básica e a UEPG no contexto do programa

por Marilia Woiciechowski

As experiências de ensino e aprendizagem em diversas áreas a partir de vivências nas escolas da educação básica estão registradas nas páginas do e-book “PIBID – UEPG: práticas e reflexões”, com solenidade de lançamento, nesta quarta-feira (05 de dezembro), às 19h, nas dependências da Editora Estúdio Texto (Rua Quinze de Setembro, 931). O livro foi organizado pela professora do Departamento de Biologia Geral e da Pós-Graduação em Educação da UEPG, Marcela Teixeira Godoy.

A publicação traz experiências das escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes). O programa tem o compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica. O e-book é lançamento dos professores supervisores do Projeto Institucional PIBID da instituição.

Experiências Significativas

As contribuições dos professores supervisores se dão nas áreas de Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Português-Espanhol, Português-Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química. A professora Marcela diz que os relatos do e-book trazem conceitos bem diferentes entre si. Ela observa que alguns privilegiam a dimensão teórica do processo de aprendizagem, outros adotam uma perspectiva mais procedimental. A organizadora do e-book frisa que, em comum, os relatos trazem a concretização da parceria entre as escolas públicas de educação básica e a UEPG no contexto do PIBID, um programa de sucesso.

Com relação à publicação, Marcela assinala que os autores são, em essência, professores da educação básica de Ponta Grossa e estudantes e docentes da UEPG. As atividades que compõe o livro foram desenvolvidas durante a gestão da professora doutora Maria Odete Vieira Tenreiro; e da então coordenadora institucional do PIBID, professora doutora Leila Inês Follmann Freire, e Marcela Godoy como coordenadora de gestão. Marcela frisa que o principal objetivo, ao propor o e-book, que agora se concretiza, foi eternizar e compartilhar algumas das tantas experiências significativas para cada área representada.

Autores e Relatos

Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, Alexsandra Kraushaar, Alison Diego Leajanski, Amarili Sequeira Nogueira, Ana Beatriz dos Reis, Ana Maria Calixto, Andreia Ionara de Oliveira Wolinski, Bettina Heerdt, Bianca Oliveira Gomes, Carla Emilia Nascimento, Célia Cristina de Quadros, Célia Maria Squiba da Silva, Constantino Ribeiro de Oliveira Júnior, Daniela Terezinha Esteche Maciel, Daniele Nascimento, Denise Norenberg de Araújo, Diego Osni Fernandes, Egon Eduardo Seben, Everton Meneguzzo, Fernanda Toczek, Fernando Rodrigues Honorato Madoen, Isabela Cogo, Isonel Sandino Meneguzzo, Jaine de Lima, Janaine Rodrigues, Jefferson Francisco da Silva, João Paulo Camargo, Joelma Aparecida Krepel, José Maria Maciel, Josie Agatha Parrilha da Silva, Kamyla Ferraz Leal, Larissa Martins Padilha, Laura Barszcz Antero, Linite Adma de Oliveira, Luiz Felipe Przybyloviecz, Maria Isabel Morasco Nogueira, Maria Luisa Domingues Soares, Marilúcia Resende, Marinês Medeiros Rodrigues, Michele Rotta Telles, Nelson Silva Junior, Neuci Martins Ribeiro, Olisses Poterala, Paulo Cesar Rodrigues, Ronicéia Aparecida Biscaia Solak, Sérgio Henrique Falcão, Silvana Maura Batista de Carvalho, Taciane Fátima de Camargo Mocelim, Tânia Aparecida Pedroso Serenato, Thais Alessandra Stadler Fernandes e Willian Samuel Santana da Roza.