UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

06/12/2018 - 16h56 / Atualizada 06/12/2018 - 16h55

Docentes tomam posse no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

O Conselho tem como objetivo combater o racismo, a discriminação racial, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais.

Na próxima segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa realiza a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento está programado para às 18h30, na sala 13, subsolo da Prefeitura. O Conselho é composto por 20 membros titulares e 20 suplentes. A docente do Departamento Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ione Jovino toma posse como titular no Conselho e a professora Aparecida de Jesus Ferreira assume a suplência.

De acordo com Jovino, a Universidade pode ampliar seus contatos e suas ações ao participar diretamente de organizações  como o Conselho. "Este trabalho deve possibilitar levar demandas para os órgãos municipais e estaduais em termos da promoção da igualdade racial", afirma.  Para ela, é muito importante a participação da UEPG como membro do Conselho "para quebrar visões cristalizadas de que o trabalho intelectual não possa ser encarado como ativismo. Por outro lado, também pode contribuir para estar mais perto da comunidade e trazer suas demandas para a universidade".

O Conselho foi criado através da Lei Municipal 12.850, de 24 de julho de 2017 e "seu papel é combater o racismo, a discriminação racial, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais, em todos os aspectos, promovendo o controle social das políticas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo Município", conforme nota publicada no site oficial da Prefeitura de Ponta Grossa.

O grupo é formado por integrantes indicados pelas secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Cidadania e Segurança Pública, Fundações de Cultura e Esportes. Além destes, cadeiras são destinadas a integrantes da UEPG, Núcleo Regional de Educação (NRE), Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras nove vagas tem ocupantes eleitos em assembleia.