Quarta-feira, 19 de junho de 2019

04/01/2019 - 15h37 / Atualizada 04/01/2019 - 16h01

Professora da UEPG organiza Revista do Inep

por Luciane Pereira da Silva Navarro

A Professora Josie Agatha Parrilha da Silva, do Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEPG, organizou a edição número 103 da Revista em Aberto “Imagem e ensino: possíveis diálogos”, do Instituto Nacional de Ensino Profissionalizante (Inep). O trabalho foi realizado em parceria com o Professor Doutor Marcos Cesar Danhoni Neves - da Universidade Estadual de Maringá e atual professor convidado do Programa.

De acordo com a professora, a revista apresenta uma publicação monotemática editada quadrimestralmente desde 1981. Esses números temáticos são de responsabilidade de um organizador que deve ter sua proposta aprovada pelo Comitê Editorial da Revista. O editorial executivo é realizado por Rosa dos Anjos Oliveira e Valéria Maria Borges e já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/290).

Espaço aberto

“No Espaço Aberto temos a entrevista com a pesquisadora Maria Lucia Santaella Braga realizada por Luzita Erichsen - UEPG. Na sequência, a resenha do livro Teoria do Acto Iconico de Horst Bredekamp realizada por Donizeti Pessi e Ingrid Gayer Pessi- (IESSA/PR). Na seção final, Bibliografia Comentada sobre o tema Imagem, de Gustavo Cunha de Araújo - UFMT, apresentando indicações de leituras sobre o tema imagem em diferentes áreas”, esclarece a organizadora da obra.

O conjunto dos artigos publicados dá uma dimensão da riqueza hermenêutica do estudo das Imagens. A Revista 'Em Aberto', de acordo com  Josie Agatha, abraçou a ideia de apresentar, segundo diferentes perspectivas e em diferentes graus de dificuldades, as surpresas sobre a natureza do imagético na Arte e na Ciência. O caleidoscópio em que se constitui o conjunto de trabalhos apresentados por seus inúmeros autores harmonizam-se em cada uma das abordagens realizadas em suas essências ímpares e cheias de diversidades tópicas e utópicas.

“A proposta do número foi pensada a partir das discussões do ‘INTERART: Interação entre Arte, Ciência e Educação: Diálogos e Interfaces nas Artes Visuais’ e da Pesquisa Continuada ‘Estudos Interdisciplinares da Imagem’ cadastrada na Universidade Estadual de Ponta Grossa”, explica a professora.

As discussões apresentadas neste número iniciam-se, na seção Enfoque, com o artigo Leitura de Imagens como possibilidade de aproximação entre Arte e Ciência, de Josie Agatha Parrilha da Silva e Marcos Cesar Danhoni Neves. A seção Ponto de Vista reúne nove pesquisas (oito nacionais e uma internacional) com diferentes abordagens sobre o tema imagem.

Títulos e autores

Arca de Noé: o conhecimento sobre os animais em imagens, de Maria Helena Roxo Beltran e Fabiana Dias Klautau - PUC-SP;

A experiência sinóptica: um instrumento óptico para criar efeitos tridimensionais em obra de arte, de Maarten Wijntjes - Delft University – Holland;

Imagens artísticas nos livros didáticos e o seu potencial transdisciplinar no Ensino de Felipe do Espírito Santo Silva-Pires, Anna Cristina Calçada Carvalho, Paulo Roberto Vasconcellos-Silva e Valéria Trajano - Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ;

Uso e produção de imagens em oficinas de CienciArte com Ecologia de Saberes para a promoção da saúde, de Tania Araújo-Jorge, Luciana Ribeiro Garzoni, Rita de Cássia Machado da Rocha e Roberto Todor - Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ;;

Transparência versus opacidade na educação em ciências: as imagens na física de partículas elementares, de Henrique César da Silva  e Jonathan Thomas de Jesus Neto - UFSC;

Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência, de Lêda Valéria Alves da Silva e Sílvia Nogueira Chaves - UFPA;

Percepção e Recepção da Imagem no Cinema Clássico Hollywoodiano, de Valdir Melo Jr. e Nelson Silva Jr - UEPG;

Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias, de Sheila Cristina Ribeiro Rego - CEFET/RJ;

“Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação, de Evanilson Gurgel e Marlécio Maknamara - UFAL;