UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

« voltar

07/01/2019 - 10h07 / Atualizada 07/01/2019 - 13h11



Editora UEPG recebe submissão de obras para publicação


A submissão atende à política editorial da Editora UEPG que se volta a obras acadêmicas que possam ser utilizadas por estudantes da graduação, pós-graduação, profissionais egressos e comunidade em geral


por Marilia Woiciechowski

A comunidade Universitária pode submeter até 28 de fevereiro de 2019 obras para avaliação da Editora UEPG com vistas à publicação. Trata-se de data que, como destaca a diretora da Editora UEPG, Beatriz Gomes Nadal, será utilizada como fator balizador para o planejamento editorial, mas não impede que outras submissões sejam feitas em fluxo contínuo. Nadal frisa que a política editorial volta-se a obras acadêmicas que possam ser utilizadas por estudantes da graduação, pós-graduação, profissionais egressos e comunidade em geral, refletindo a experiência e trajetória universitária em docência, pesquisa e extensão.

Para participar da chamada de publicações, os interessados devem encaminhar proposta de publicação para a secretaria da Editora UEPG, respeitando o prazo final para as submissões. Deve-se enviar: três cópias da ficha ‘Proposta de Publicação’, disponível no site da Editora; duas cópias impressas (em frente e verso e encadernadas) da publicação em questão, sem identificação de autores; uma cópia digital, identificada e em formato Word, que deverá ser enviada para o endereço eletrônico (submissões.editora@uepg.br). A direção da Editora UEPG alerta que é indispensável que o currículo lattes do autor esteja atualizado.

Alertas para Publicação

Outro alerta da direção da Editora UEPG refere-se que o setor não publica dissertações e teses e, sim, livros. Para tanto, as publicações que se originam de trabalhos dessa natureza devem ser reorganizadas, para readequar a linguagem e informações, tornando-as acessíveis ao público em geral.

A reorganização também busca reduzir as notas de rodapé, ou seja, evitar excessos integrando ao texto somente as que se fizerem necessárias; apresentar de forma clara e sucinta os dados e tabelas; excluir elementos próprios de trabalhos acadêmicos; e reformular aspectos que se façam necessários para que a obra apresente uma estrutura compatível com o formato livro.

As dissertações e teses que não responderem à exigência do processo de adequação não serão aceitas para avaliação pela Editora UEPG. Outro alerta: A Editora UEPG não publica monografias de graduação ou especialização. A direção da Editora ainda frisa que o setor poderá apresentar ressalvas em relação a coletâneas que não demonstrem, seja na apresentação, seja na organização da obra, claro eixo articulador do conjunto de textos e/ou que não possuam capítulos com caráter de complementaridade e pertencimento entre si e em relação à obra como um todo. O eixo articulador deve estar consistentemente contemplado na apresentação. Também é fundamental a originalidade, o que significa que não serão publicados textos já divulgados em periódicos ou eventos.

Revisão, Avaliação e Parcerias

O processo assinala também que é indispensável que as obras submetidas tenham sido, previamente, encaminhadas à revisão de língua e à normalização (obedecendo as normas da ABNT). A direção ainda observa que os trabalhos em fase de conclusão não serão avaliados.

A Editora UEPG encaminhará as obras recebidas à avaliação por pares: avaliadores externos especialistas na área em questão com diversidade institucional e geográfica em relação aos autores. Após o recebimento dos pareceres técnicos, o conselho editorial deliberará sobre a publicação ou não da obra. Neste aspecto, poderá estabelecer critérios complementares em face de sua política editorial.

As obras aceitas poderão ser publicadas nos formatos impresso, e/ou digital de acesso aberto e/ou digital de acesso fechado. Depois do aceite, os autores receberão orientações adicionais sobre os processos editoriais. A direção da Editora ressalta que os exemplares recebidos para análise não será devolvidos. Por isso, recomenda-se não encaminhar cópias originais.

A Editora UEPG poderá firmar parcerias com outras editoras, órgãos e programas da própria universidade para publicação de obras encaminhadas ao setor. Neste caso, caberá à Editora UEPG (e à Editora parceira, quando houver) a coordenação de todo o processo editorial e a decisão final sobre a publicação.


 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG