UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

07/01/2019 - 11h58 / Atualizada 07/01/2019 - 19h22

Reitor do ITA será o novo presidente da Capes

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, Giovani Marino Fávero, observa que a escolha do novo presidente da CAPES, Anderson Ribeiro Correia, teve recepção positiva por grande parte dos pesquisadores brasileiros

O reitor e professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, será o novo presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A presença do diretor do ITA na coordenação da Capes ocorreu através do anúncio do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, durante a cerimônia de transmissão de cargo, ocorrida na quarta-feira (02 de janeiro), em Brasília. Anderson Correia, na Capes, presidirá a fundação vinculada ao MEC, responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, por meio de concessão de bolsas e fomentos, de avaliação e acesso e divulgação da produção científica.

A instituição investe na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior, atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional. Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez ressaltou que sua gestão, além de priorizar a educação básica, estará focada em outros setores educacionais essenciais para o desenvolvimento do Brasil, como o ensino profissional tecnológico, as pesquisas científicas e de extensão e a inovação tecnológica nas escolas e universidades, bem como no aperfeiçoamento de programas que incentivem o empreendedorismo para a inserção no mercado de trabalho.

Suporte à Ciência Brasileira

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, Giovani Marino Favero, acentua que o novo presidente da Capes também se comprometeu em manter Diretores de Avaliação, Relações Internacionais e de Bolsas, o que dará estabilidade ao Sistema Nacional de Pós-Graduação. Para o pró-reitor, as novas medidas de avaliação estão em construção há aproximadamente dois anos e já vêm sendo utilizadas nas qualificações dos programas de pós-graduação. “A necessidade de valores práticos com ênfase na etapa final da ciência tem cada vez ficado mais claro nesse sistema, o que tem alterado a forma de trabalho e proposição de projetos dos cientistas com foco na pesquisa básica”.

O Pró-Reitor registra que a internacionalização das instituições de ensino superior continua seu processo de avanço. Porém, segue um novo modelo de avaliação proposto recentemente que busca ações eficazes em todos os seus aspectos com a constante troca de informações e recursos humanos entre as universidades parceiras.
Com relação às bolsas, diz que “a diminuição ocorreu atrelada à crise, e que em 2018, chegou a gerar um grande alarde com a possibilidade de mais cortes, e parece que seguirá uma manutenção nos seus números e implementações”.

Sobre a escolha do novo presidente da Capes e suas declarações iniciais, Giovani Favero assinala que foram recebidas de maneira positiva por grande parte dos pesquisadores brasileiros. “O cenário de insegurança do final do ano passado, passa agora para um período de menor aflição e de que uma possível melhora na economia reflita também em um maior suporte à ciência brasileira”, disse.

Perfil do Novo Presidente

Engenheiro Civil formado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Anderson Ribeiro Correia é mestre em Engenharia e Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutor em Engenharia de Transportes pela pela University of Calgary (Canadá). É pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e assessor da Capes, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CNPq.

Também está como editor associado da Revista Transportes e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Compõe o Comitê do Transportation Research Board, dos Estados Unidos, o Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) e o Conselho de Administração da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA).

O professor Anderson Ribeiro atuou como gerente de Operações na McLane Logistics do Brasil e superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo e consultor em logística e transportes para a Petrobrás, Embraer, BNDES, OACI, TCU e BAA.

Ministrou aulas em cursos especializados para o CENIPA, TCU, Infraero, Embraer, Secretaria de Aviação Civil e ANAC. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente em aeroportos, transporte aéreo e logística. Em 2017, recebeu a Medalha Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira.

Informações - (Brasília – Redação CCS/CAPES).