UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

07/01/2019 - 13h42 / Atualizada 07/01/2019 - 13h56

Atendimento Cirúrgico Pediátrico no HU completa um ano

por Tais Borges de Macedo

A equipe de Cirurgia Pediátrica do Hospital Universitário UEPG comemorou o primeiro ano da Clínica Cirúrgica na manhã desta segunda, 07 de janeiro. O evento teve a participação da diretora do hospital, professora Tatiana Cordeiro e do vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e ex-diretor do HU, professor Everson Krum.

A Clínica Cirúrgica Pediátrica foi inaugurada em 08 de janeiro de 2018, e teve a primeira internação no dia seguinte. Seu estabelecimento foi resultado de uma demanda regional pela especialidade, que não existia em Ponta Grossa até então. Segundo Everson Krum, a iniciativa foi do próprio hospital, no final de 2017. “Havia uma crítica constante da sociedade à falta de atendimento para as crianças que precisavam de cirurgia. Casos considerados simples, como apendicite, exigiam deslocamento para outras cidades”, afirma. Até o final do ano passado, foram atendidas 275 crianças de Ponta Grossa e 307 de outras cidades. O vice-reitor lembra o apoio externo e a doação de brinquedos recebida neste primeiro ano.

Ticiane Vilela, enfermeira responsável pela Clínica Cirúrgica Pediátrica, afirma que a equipe envolve um grande número de profissionais, como médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos, que foram capacitados para atuar no setor. A ala tem 8 leitos e já atendeu 583 crianças, sendo 335 pacientes de cirurgia geral, 125 de otorrinolaringologia, 83 de ortopedia e 19 cirurgias neurológicas, além de outras especialidades.“Estou surpresa com tudo o que conseguimos fazer nesse primeiro ano, com a quantidade de crianças que já atendemos”, diz Ticiane. Ela espera continuar e ampliar a atividade nos próximos anos.

Para Tatiana Cordeiro, atual diretora do Hospital Universitário, a decoração das enfermarias e quartos de forma lúdica e adaptada merece destaque. “Não só nos preocupamos em oferecer um serviço de qualidade, mas fizemos questão de que as crianças estivessem num ambiente confortável e acolhedor”, completa.