Segunda-feira, 22 de abril de 2019

22/01/2019 - 12h36 / Atualizada 22/01/2019 - 13h31

Prograd esclarece dúvidas sobre matrículas de calouros

Processo de matrículas começa no próximo dia 7 de fevereiro e apresentação de documentos deve ser realizada de forma correta

por Afonso Ferreira Verner

O processo de matrícula dos calouros da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) começa no próximo dia 7 de fevereiro. Ao todo, são esperados mais de  2013 novos alunos para o ano letivo de 2019. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) preparou um manual de Matrícula (clique aqui para ver) que traz todas as orientações para os alunos que irão participar do processo de matrícula.

Entre as principais dúvidas apresentadas pelos candidatos está o fato de que alguns calouros já estão matriculados em outras universidades (estaduais e federais). Neste caso, para alunos aprovados em cota universal, não há qualquer impedimento - a orientação da Prograd é que o estudante venha realizar a matrícula na UEPG e, imediatamente após o processo estiver finalizado, cancele a matrícula na outra instituição de ensino.

Já para os alunos aprovados em cotas para escola pública a indicação é a mesma. No entanto, o(a) calouro(a) não pode ter sido beneficiado por vaga de cota pública em instituição pública de ensino superior, em data anterior à sua inscrição no Vestibular da UEPG - neste caso, o quesito é eliminatório.

A Prograd também apresentou algumas dicas e esclarecimentos sobre os documentos necessários para o ato da matrícula. Entre os documentos exigidos para que o(a) aluno(a) se matricule na UEPG, os únicos que devem ser, necessariamente, apresentados em via original são os históricos escolares que deverão comprovar o nível de escolaridade no ensino médio (séries iniciais e finais) e médio.

Rematrícula

A Prograd também divulgou informações sobre o processo de rematrícula dos veteranos. Alguns acadêmicos já matriculados na Universidade não tem conseguido realizar o processo de rematrícula pelo Acadêmico Online - neste caso, a indicação é para que o(a) estudante procure o coordenador de Curso a partir de fevereiro para que o professor efetue sua rematrícula pelo colegiado.