Segunda-feira, 22 de abril de 2019

25/01/2019 - 13h53 / Atualizada 25/01/2019 - 14h04

UEPG oferece 388 vagas para transferência externa

Edital aberto nesta sexta-feira (25) apresenta cronograma e regras para que alunos de outras instituições transfiram o curso para a Universidade Estadual de Ponta Grossa

por Afonso Ferreira Verner

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com 388 vagas abertas para alunos que queiram realizar o processo de transferência externa - as vagas são direcionadas para estudantes que já fazem curso superior em outras instituições, públicas e privadas, e desejam transferir o curso para a UEPG. As inscrições para participar do processo seguirá aberta entre os dias 4 e 5 de fevereiro.

O documento (clique aqui para conferir na íntegra) traz a listagem de todas as vagas oferecidas para a modalidade de transferência externa, com a especificação das vagas oferecidas para cada um dos cursos. Dos 38 cursos de graduação da UEPG, 31 deles tem vagas para transferência de alunos(as) de outras instituições - 86 destas vagas são para alunos que ingressarão no segundo ano dos respectivos cursos, outras 252 vagas para alunos que ingressarão no terceiro ano e outras 50 vagas para estudantes que ingressarão no quarto ano dos respectivos cursos.

O edital 01/2019, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), prevê que as inscrições deverão ser realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Sala dos Conselhos, no Bloco da Reitoria no Campus de Uvaranas. Para participar do processo, o(a) estudante interessado(a) deverá pagar uma taxa de R$ 145 recolhida pela Seção de Receita da UEPG - o pagamento será realizado no ato da inscrição.

De acordo com o edital, o(a) interessado(a) deverá apresentar no momento da inscrição uma via original do histórico escolar da Faculdade ou Universidade, completo e oficial, ou certidão, em que constem o aproveitamento, a carga horária, o percentual de freqüência de cada disciplina cursada e a data da realização do concurso vestibular, com a indicação dos pontos obtidos e a respectiva classificação - o documento é fornecido pela instituição de origem.

Também será exigido um documento expedido pela instituição de origem, em que constem o sistema de avaliação do rendimento escolar e as condições de aprovação por ela adotados. Além disso, para realizar a transferência externa, o(a) candidato(a) deverá apresentar um atestado ou declaração de vínculo efetivo com a instituição de origem e a cópia autêntica e discriminada dos programas das disciplinas eliminadas na faculdade em que estuda.

Para participar do processo também é necessário apresentar o documento em que constem o número e a data da publicação no Diário Oficial da União ou do Estado do ato de autorização de funcionamento ou do ato de reconhecimento do curso, na instituição de origem, bem como a data do Diário Oficial da União ou do Estado que o publicou, quando tais dados não constarem no histórico escolar.

Por fim, para os candidatos(as) que entraram na instituição de origem usando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), também é obrigatório apresentar o número da inscrição do Exame. Para comprovar o pagamento, o(a) interessado(a) deverá apresentar no ato da inscrição o comprovante do pagamento da taxa de solicitação de vaga por transferência.

Casos de abandono

O edital prevê que se o(a) candidato(a) a vaga tiver abandonado o curso de origem, que tenha lacuna na seqüência dos períodos ou dos anos cursados, ou esteja com a matrícula trancada por mais de um ano letivo, a solicitação somente será aceita caso o(a) interessado traga referência à normalidade e regularidade de vida acadêmica na Instituição de origem, para prosseguimento dos estudos na própria Instituição ou em outra instituição do País.

Cronograma do processo

O edital também apresenta as datas para as etapas seguintes do processo de transferência externa. Após o edital com as vagas disponíveis e a data das inscrições, a publicação do edital divulgando a relação dos candidatos classificados nas vagas acontecerá até o 15 de fevereiro, às 17h. A expedição dos atestados de vaga, o registro acadêmico e matrícula acontecerão no dia 18 na Sala do Conselho Universitário, no Campus de Uvaranas, a partir das 14h30min.