Segunda-feira, 22 de abril de 2019

28/01/2019 - 07h55 / Atualizada 28/01/2019 - 00h33

Museu Campos Gerais pesquisa acervo do Foto Clube Vila Velha

O Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), inicia em fevereiro trabalho de catalogação de materiais que podem ajudar a esclarecer período recente da história da fotografia em Ponta Grossa. Mais precisamente, espera-se conhecer melhor a trajetória de um grupo interessado na produção fotográfica que passou a se reunir e trocar informações em meados dos anos de 1970 na cidade.

Fundava-se naquele momento o Foto Clube Vila Velha – hoje referência que desperta curiosidade local entre aficcionados, profissionais e pesquisadores da fotografia. A equipe do Museu teve o primeiro contato com o acervo do fotoclube o dia 16 de janeiro, em visita ao antigo espaço da Gráfica da UEPG, no Campus Uvaranas, em fase de mudanças.

Ao ser contatado em dezembro de 2018 para o projeto de memória 'UEPG 50 anos', o jornalista e agente universitário Neolmil Macedo revelou ao auxiliar de pesquisa Angelo Rocha a intenção de encaminhar o arquivo que estava sob sua responsabilidade aos cuidados do Museu. “Foram esses contatos entre colaboradores que nos permitiram chegar a esse material que passa agora a ser organizado e catalogado com vistas a exposições e pesquisas”, explica o professor Rafael Schoenherr, coordenador de acervos do MCG.

O arquivo do fotoclube é composto por documentos institucionais, publicações, materiais gráficos diversos, fotos, troféus e um ampliador fotográfico. “A partir do registro de participantes e das atividades é possível remontar uma rede de agentes que perfaz o desenvolvimento da fotografia como prática cultural na cidade. É uma forma também de conhecer a participação da universidade na história do fotoclubismo e da produção cultural”, destaca Schoenherr.

As atividades do MCG ao público estão temporariamente interrompidas em função das férias e de reformulações no prédio da atual sede. O espaço reabre no dia 5 de fevereiro para pesquisadores e em março ao público geral.

Texto: Rafael  Schoenherr | Fotos: Patricia Camera Varella