Segunda-feira, 22 de abril de 2019

01/02/2019 - 12h57 / Atualizada 01/02/2019 - 13h51

Conservatório maestro Paulino abre vagas para novos alunos

São ofertadas 141 vagas, com aulas de 11 instrumentos, além de canto lírico e musicalização infantil

Estão abertas as inscrições para o teste que irá selecionar os novos alunos do Conservatório Maestro Paulino, escola de música mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura. São oferecidas 66 vagas para alunos do curso fundamental, com aula de teoria musical e prática instrumental; e 75 vagas para a musicalização infantil e iniciação musical, totalizando 141 novas vagas, maior número dos últimos anos.

Para se inscrever para o teste seletivo, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura) e entregar preenchida na secretaria do Conservatório, até o dia 13 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 18h. A inscrição para o teste seletivo custa R$ 35 e o valor deverá ser pago por meio de depósito identificado, entregando uma cópia do comprovante juntamente com a ficha de inscrição (importante se atentar para inserir o número do CPF no momento do depósito, para identificá-lo).

O diretor artístico do Conservatório, Douglas Passoni, conta que este ano a escola terá a maior oferta de vagas dos últimos anos, chegando a quase 500 alunos no total (entre os já matriculados e os calouros). “A seleção ocorre de forma democrática, a partir de sorteios públicos e avaliações de acordo com o nível de conhecimento musical prévio ou não do candidato.

Passoni registra que a procura tem sido grande e, com isso, acredita que essa seleção será uma das mais concorridas. O Conservatório conta hoje com 23 professores das mais diversas áreas musicais e com currículos expressivos, o que confere credibilidade à escola para ser reconhecida como uma das mais ativas e profissionais do Paraná. Enquanto unidade oficial de formação musical, Douglas assinala a satisfação em poder oferecer à comunidade o acesso a 141 novas vagas para os cursos regulares do Conservatório Maestro Paulino.

Teste Seletivo

Crianças com 5 a 9 anos poderão ser inscritas no Ensino Básico de Música, nos cursos de Musicalização Infantil 1 (crianças nascidas em 2014, 25 vagas), Musicalização Infantil 2 (nascidas em 2013, 25 vagas) e Iniciação Musical 1 (nascidas em 2010, 2011 ou 2012, 25 vagas). Para o Ensino Básico de Música não ocorrerá teste seletivo. Os interessados devem apenas realizar inscrição. Se houver número de inscritos maior do que o número de vagas ofertadas, será realizado sorteio público no dia 15 de fevereiro.

Adolescentes a partir dos 10 anos de idade (completos até 31 de dezembro de 2019) deverão se inscrever no Ensino Fundamental de Música, optando pelas vagas ‘com conhecimento musical’ e ‘sem conhecimento musical’. Estão abertas inscrições para canto lírico (11 vagas), violino/viola (10 vagas), violoncelo (05 vagas), piano (04 vagas), violão clássico (14 vagas), fagote (04 vagas), trompete (04 vagas), trompa (04 vagas), flauta transversal (03 vagas), flauta doce (02 vagas) e saxofone (05 vagas). Os inscritos para o Curso Fundamental farão um teste seletivo, e aqueles considerados aptos serão classificados de acordo com a média final. Os candidatos suplentes poderão ser chamados a qualquer momento, caso abram mais vagas ao longo do ano.

Na primeira fase do teste seletivo os candidatos realizarão uma prova de percepção musical de caráter eliminatório, que será realizada no dia 19 de fevereiro. Os aprovados nesta etapa que optarem pela categoria ‘sem conhecimento musical’ vão realizar uma entrevista no dia 20 de fevereiro; e os candidatos que optarem pela categoria ‘com conhecimento musical’ deverão realizar, no dia 21 de fevereiro, uma prova prática (tocar a peça de confronto) seguida de uma entrevista.

Edital, fichas de inscrição e peças de confronto estão disponíveis no site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. Após a leitura completa do edital, outras dúvidas poderão ser sanadas pelo telefone (42) 3901-3038.