Segunda-feira, 22 de abril de 2019

01/02/2019 - 14h34 / Atualizada 01/02/2019 - 15h52

UEPG terá mudanças na prova de suficiência em língua estrangeira

Programas de pós-graduação terão três opções para comprovação. Escritório internacional também prepara mudanças

por Afonso Ferreira Verner

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terá mudanças no processo de comprovação de suficiência em língua estrangeira – a etapa é vital para ingresso e formação nos cursos de pós-graduação ofertados pela instituição. A partir de 2019, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesp) ofertará ao menos três opções para comprovação da suficiência em língua estrangeira.

De acordo com Fábio André, diretor de pós-graduação Propesp, as provas de suficiência em língua estrangeira poderão ser feitas de três formas distintas – cada programa de pós-graduação irá optar por alguma das possibilidades. A primeira opção prevê que o próprio programa elabore o teste de acordo com as necessidades específicas e aplique a prova para os alunos.

Já no segundo caso, os alunos da pós-graduação (e também para estudantes que pretendem realizar pós-graduação na UEPG) poderão realizar as provas no CLEC (Cursos de Línguas Estrangeiras para a Comunidade). Neste caso, será cobrada uma taxa de R$ 100, com a realização de dois testes anuais (um no primeiro semestre e outro no segundo).

As datas para as provas aplicadas pelo Clec serão determinadas de acordo com as necessidades da maioria dos programas e divulgadas posteriormente. O teste de suficiência será baseado na compreensão e entendimento de textos, sendo as provas divididas de acordo com o setor de conhecimento ao qual os programas pertencem: Agrárias e Tecnológicas; Biológicas e da Saúde; Exatas e Naturais; e  Humanas, Letras, Artes, Sociais e Aplicadas.

Curso Paraná Fala Inglês

A terceira possibilidade será viabilizada em parceria com o curso Paraná Fala Inglês. Neste caso, o interessado fará inicialmente um teste de nivelamento que não serve com prova de suficiência e, de acordo com o nível, deverá cursar um ou dois semestres do curso. “O certificado será aceito pela coordenação dos programas com prova de suficiência. O valor do curso por semestre é de aproximadamente R$ 75,00”, conta Fábio.