Sábado, 23 de fevereiro de 2019
Na tarde desta segunda-feira (4), o Dr. Yngve Grahn, geólogo reconhecido mundialmente por suas pesquisas em micropaleontologia e datação, fez uma visita à Universidade Estadual de Ponta Grossa, sob a condução do professor Élvio Bosetti, do Departamento de Geociências da UEPG.
Na Reitoria, o geólogo foi recebido pelo reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, acompanhado pelo vice-reitor, Everson Krum, e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovani Fávero. Durante a reunião, Grahn falou sobre sua atuação científica e sobre os desafios da pesquisa em geociências. Como recordação, Grahn recebeu um livro do reitor Miguel Sanches Neto, para marcar a visita e a ocasião.
Como conta o professor Élvio, Grahn prestou diversas contribuições à formação dos alunos do curso de Geografia e da Pós-Graduação em Geografia na UEPG nos últimos anos e, em especial, ao Grupo de Pesquisa Paleontologia Estratigráfica (Palaios). A participação do pesquisador permitiu que se desenvolvessem mais de 15 trabalhos internacionais, divulgados em publicações científicas de renome mundial.
O professor Grahn é sueco, trabalhou no Serviço Geológico da Suécia e atuou como consultor da Petrobrás por 22 anos no Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). "É uma vida de dedicação total à ciência, que fez com que o professor Grahn se tornasse uma sumidade mundial na área da Geologia", enfatiza o professor Élvio.
Hoje, o professor vive na Espanha e, mesmo aposentado, participa do meio acadêmico através de estudos desenvolvidos em parceria com geólogos de todo o mundo. Grahn é reconhecido pelas suas contribuições às Geociências em diversas áreas, como os Quitinozoários, glaciologia, astroblemes marinho, geologia geral, bioestratigrafia e outros temas.
Textro e Fotos: Aline Jasper
19h22 › Engenharias se reúnem para realizar Trote Solidário
15h43 › Destino do lixo será discutido por especialistas alemães e brasileiros em Curitiba
15h24 › “O novo Restaurante Universitário é nossa prioridade”, diz reitor à deputada Mabel Canto
14h57 › Central de Materiais e Esterilização do HU informatiza sistema de rastreabilidade