Segunda-feira, 22 de abril de 2019

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05/02/2019 - 09h42 / Atualizada 07/02/2019 - 13h40



Professora divulga chamada para submissão de capítulos de livro


Trata-se da coleção Social theory, digital educationand the Global South: Critical perspectives (Teoria Social, Educação Digital e o Sul Global: Perspectivas Críticas)


por Assessoria de Imprensa

 A professora doutora do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, Ana Lucia Pereira, juntamente com Cristina Costa, professora da University of the West of England, (UWE - Reino Unido), acaba de lançar uma convocação de capítulos para a coleção Social theory, digital educationand the Global South: Critical Perspectives (Teoria Social, Educação Digital e o Sul Global: Perspectivas Críticas), a ser publicada no Reino Unido.

O livro visa explorar a interação entre as práticas de mídia digital e educação em todos os níveis, em contexto formal ou informal no contexto do Sul Global. Os interessados devem enviar as propostas de capítulos na forma de um resumo, em inglês, contendo no máximo 400 palavras, para o e-mail socialtheorydigitaleducation@gmail.com. A data limite para a submissão das propostas é 30 de junho de 2019. Os resumos serão avaliados pelos editores e os autores serão notificados dos resultados da avaliação até 01 de setembro de 2019.

A coleção de capítulos formará então a proposta do livro, a ser enviada para publicação à Bloomsbury Publishing: Social Theory and Methodology in Education Research Series. Os autores convidados a submeterem os capítulos completos deverão enviar suas contribuições até 30 de maio de 2020, as quais serão posteriormente enviadas para revisão por pares. A publicação do livro está prevista para dezembro de 2020.

Novos Desafios

Para as organizadoras, o impacto da mídia digital no mundo social é um fenômeno global que apresenta ao setor educacional um conjunto de novos desafios. Isso porque, como registram, mesmo que haja um considerável corpo de conhecimentos engajado em problematizar os efeitos das mídias digitais em educação, os contextos em que essas perspectivas se inserem são em grande extensão ocidentais e, frequentemente, não se aprofundam em considerações da teoria social.

O entendimento dos papéis que as mídias digitais têm em educação no Sul Global poderia beneficiar-se muito com o engajamento de estudiosos com diversas lentes de conhecimento, segundo as organizadoras. Nesse sentido, acreditam que este livro possa trazer uma contribuição significativa para o campo da pesquisa educacional, dado que a exploração de tecnologias digitais em ambientes educacionais no Sul Global é uma área de pesquisa ainda emergente, e que pode beneficiar-se muito das perspectivas críticas que as teorias sociais possam oferecer.

Conceito e Capítulos

Sobre o conceito de “Sul Global”, as organizadoras dizem que é aquele que ultrapassa a localização geográfica, e foca em questões sobre como o colonialismo, o patriarcado ou a ação capitalista levaram a um sofrimento social profundo e enraizado. As professoras observam também que a maioria das pesquisas sobre fenômenos que afligem o Sul Global encontra sua localização no hemisfério sul. Portanto, como acentuam, deve haver o cuidado e a preocupação de que a realidade em estudo seja apresentada (ou representada) na perspectiva daqueles que são parte dela, ou ainda afetados por ela.

O interesse das organizadoras se volta, particularmente, por capítulos que possam promover teorias sociais existentes ou propor novos debates teóricos nos contextos em que os assuntos se inserem. Para exemplificar, elas apontam que os capítulos podem explorar os temas colonialismo, cultura, sociedade civil, currículo, identidade, língua, ecologias do conhecimento, modernização, patriarcado, justiça social, Estado, e sociedade civil, dentre outros. O foco do livro consiste na exploração não somente dos meios pelos quais as tecnologias digitais, especialmente aquelas associadas com a web, conduzem ou dificultam as práticas educacionais; mas também quais práticas são as mais afetadas, como são afetadas e o porquê desse processo.

A chamada completa para capítulos e uma visão geral da intenção do livro podem ser acessadas no linkhttps://socialtheoryapplied.com/2019/01/24/call-for-chapters-social-theory-digital-education-and-the- global-sul-perspectivas críticas /


 

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