Sábado, 23 de fevereiro de 2019

05/02/2019 - 11h04 / Atualizada 05/02/2019 - 11h07

UEPG projeta metas e caminhos para superar desafios

Equipes da Universidade se reuniram para discutir metas para os próximos quatro anos

por Afonso Ferreira Verner

As equipes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Hospital Universitário (HU-UEPG) iniciaram nesta terça-feira (5) um seminário interno de planejamento estratégico. Sediado no auditório do Bloco E do Campus de Uvaranas, o encontro contou com a participação de representantes de diferentes pró-reitorias e órgãos da UEPG e do HU-UEPG.

A principal meta do encontro, que segue na quarta (6) e quinta-feira (7), é apresentar um panorama geral da Universidade e do Hospital, principalmente no que diz respeito a números essenciais para o planejamento para os próximos anos. "É fundamental que conheçamos tais aspectos para ter uma dimensão do que representam a Universidade e o Hospital", disse o reitor professor Miguel Sanches Neto.

Além de Sanches Neto, também estiveram presentes o vice-reitor, professor Everson Krum. O vice-reitor destacou que em apenas quatro meses no comando da Reitoria, a atual administração tem buscado realizar uma série de ações de planejamento para melhorar a gestão da UEPG. "Uma dessas ações foi a renovação do contrato dos professores colaboradores", lembrou Everson.

O primeiro dia do encontro contou com a apresentação de dados gerais sobre a UEPG e o HU - dados que vão desde números sobre a folha de pagamento, até o orçamento, arrecadação, passando também pela gestão dos campi da UEPG. "Pregamos total publicidade na divulgação destes dados já que a UEPG é uma universidade pública e que quer estar próxima da comunidade", sinalizou Miguel.

O reitor da UEPG destacou ainda a importância do planejamento para o futuro da UEPG, a médio e longo prazo. "Queremos traçar o futuro da UEPG e do HU baseados em dados, em evidências. Nós nos esforçamos para ter a compreensão do que é a Universidade, um órgão que tem sido desafiado a se repensar, e vamos nos planejar para superar os desafios que virão", defendeu Sanches Neto.

Presenças

Também estiveram na reunião os pró-reitores(as) Michel Samaha (Assuntos Administrativos), Lígia de Paula Couto (Graduação), Marcos Vinicius Fidelis (Recursos Humanos), Ivo Mottin Demiate (Planejamento), Giovani Marino Favero (Pesquisa e pós-graduação), Cloris Regina Blanski Garden (Extensão Universitária) e Ione Jovino (Assuntos Estudantis).

Também marcaram presença no encontro a diretora do HU, Tatiana Menezes Garcia Cordeiro, e representantes de outros órgãos ligados a Universidade, como o diretor do Museu Campos Gerais, Niltonci Chaves, e Carlos Willians Jaques Morais, diretor geral do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

Prestação de contas

Em seguida, os representantes dos diferentes órgãos e reitorias da UEPG e do HU realizaram uma prestação de contas do que foi feito nestes quatro meses de gestão em cada um dos setores. A fala dos representantes foi fundamental para a realização de um diagnóstico da instituição.